Saúde

Paço do Lumiar atende em Hospital de Campanha

Estrutura atende pessoas com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Pacientes recebem atendimento no Hospital de Campanha, no Maiobão
Pacientes recebem atendimento no Hospital de Campanha, no Maiobão (Hospital de Campanha)

A Prefeitura de Paço do Lumiar deu início, ao atendimento às vítimas do Aedes Aegypti no Hospital de Campanha, localizado no Viva Maiobão. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pelo prefeito Josemar Sobreiro e os secretários estadual e municipal de Saúde, Marcos Pacheco e Aíla Freitas, respectivamente.

“Nosso município ganha, nesta data, um importante reforço na atenção à saúde da população. O Hospital de Campanha chega com toda estrutura para desafogar nossos postos de atendimento e absorver a demanda local. Tenho a certeza de que, em um prazo de 60 dias, conseguiremos debelar todos os casos de dengue, zika e chikungunya em Paço do Lumiar. Com esse trabalho conjunto da prefeitura e o Governo do Maranhão vamos conseguir solucionar essa epidemia, dando mais conforto ao cidadão”, enfatizou o prefeito Josemar Sobreiro.

A nova unidade funcionará diariamente, das 7h às 19h, em um período inicial de 60 dias. Caso haja necessidade, o horário previsto de atendimento e o tempo de permanência em Paço do Lumiar devem ser estendidos.

“ O Governo do Estado entende que esse é um problema de saúde pública, e desta forma, tem levado os hospitais de campanha aos municípios, dando total atenção no tratamento específico que a população necessita, com a assistência de profissionais especializados e de toda estrutura para um atendimento de qualidade”, disse Marcos Pacheco.

O hospital tem capacidade para realizar até 500 atendimentos diários. São 20 profissionais formando uma equipe multidisciplinar composta por médicos, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, tanto do município quanto do Governo Estado.

Ações preventivas

A secretária municipal de Saúde, Aíla Freitas explicou que além das doenças provocadas pelo mosquito, o hospital vai fazer todo atendimento de urgência e emergência de pessoas que apresentarem quadro clínico de gripe, febre, dores abdominais, pressão alta, diabetes descompensadas. “Enquanto município da Região Metropolitana, estamos oferecendo uma reforço na saúde da população. Essa iniciativa faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo município, que inclui também campanhas de prevenção e combate a essas endemias”, afirmou.

Paço do Lumiar possui 111 agentes de endemias fazendo as visitas domiciliares, tratando os focos e fazendo atividades de educação e conscientização do cidadão. “Contudo, ainda não é suficiente. Nesse sentido, estaremos iniciado, na próxima semana, o segundo ciclo de nebulizações espaciais em 320 quarteirões de Paço de Lumiar”, anunciou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.