Na ONU

Dilma pode fazer denúncia de golpe em cerimônia da ONU

Presidente aproveitará tribuna internacional para denunciar o que está chamando de golpe contra o seu mandato

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
(Dilma)

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff deverá mesmo ir a Nova York, nos Estados Unidos, para participar da reunião sobre clima na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta sexta-feira (22). Dilma pretende usar a tribuna internacional para denunciar o que está chamando de "golpe" contra seu mandato, por considerar que está sofrendo impeachment sem crime de responsabilidade. A previsão é que a presidente embarque amanhã (21), e volte ao Brasil no sábado (23).

Na semana passada, a viagem dependia da não aprovação do processo de impeachment na Câmara. Com a derrota, a viagem foi suspensa, mas agora, com a estratégia de difundir a mensagem de ruptura institucional, a presidente voltou a discutir o assunto e deverá mesmo viajar, a não ser que alguma mudança de última hora faça a presidente desistir.

Senador - Por outro lado, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) aproveitou a viagem que realiza nesta semana a Washington, nos EUA, para rebater a ideia de que há um golpe em curso no Brasil com a aprovação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O tucano confirmou que antes de viajar recebeu um telefonema de Michel Temer. "Foi na quinta-feira passada, bem antes da votação do impeachment. Ele me ligou preocupado com essa propaganda do governo de que há golpe", disse o senador.

Aloysio contou que fez uma exposição sobre a situação política do Brasil numa série de encontros que manteve com políticos, empresários e jornalistas. "Vim para falar sobre o Brasil em geral, mas coincidiu com a votação do impeachment. Claro que as atenções se voltam para isso", disse ele, dos EUA.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.