Água

Poço que não funciona é alvo de reclamação

Ele beneficiaria mais de 3 mil famílias da comunidade, mas nunca entrou em operação, e os moradores têm de comprar água, causando despesa extra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Todos os meses, moradores do Village do Cohatrac, em São José de Ribamar, pagam as contas de águas, mas nunca têm o líquido disponível nas torneiras de suas casas. Segundo eles, um poço foi construído há alguns anos na comunidade para resolver o problema, mas nunca entrou em ope­ração. Como consequências, os moradores têm de buscar formas alternativas para conseguir a água e gastam dinheiro a mais.

O poço foi construído pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) no ano de 2012 e tem aproximadamente 120 metros de profundidade. Ele localiza-se próximo a um campo de futebol e beneficiaria mais de 3 mil famílias. Contudo, desde que foi construído nunca funcionou.

Abandono
Em volta do poço, foi construído um muro e colocado um portão para evitar que ele fosse alvo de atos de vandalismo. O mato cres­ce sem controle ao redor, sinal de que há muito tempo o espaço não recebe cuidados.

Próximo ao poço, também é possível observar entulhos e lixo escondidos entre o mato. Além disso, no local também há pneu velho e outros objetos que acumulam água, transformando-se em potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Lourdes Martins, os moradores da localidade já se mobilizaram e se reuniram com o presidente da Caema, Davi Telles, para pressionar o órgão a colocar o poço em operação. Segundo ela, o gestor da companhia se comprometeu em resolver essa situação, contudo, os moradores do Village do Cohatrac continuam sem água em suas torneiras.

“Já pedimos até pela misericórdia de Deus, porque o poder público não tem interesse em nos ajudar. A população não aguenta mais. Está todo mundo ‘jogado’. Ninguém tem água. Es­se é um problema público e não temos mais para quem reclamar”, disse a moradora.

Transtornos
Enquanto o poço não entra em operação, os moradores do Village do Cohatrac têm de arcar com um duplo transtorno, que é ficar sem água em suas casas e ter de procurar alternativas para conseguir o líquido, como pagar o carro-pipa para abastecer as residências.

“No momento, nós estamos comprando a água. Os vizinhos se juntam e cada um colabora com R$ 40,00 para ter mil litros de água. O fato é esse. O poço está aí, à espera de quem resolver”, disse Kátia Regina Silva.

Fátima Maria Almeida disse que alguns moradores têm de comprar água mineral para consumo. “Eles [Caema] não consertaram o poço, e tudo o que nós temos até o momento são apenas as promessas”, lamentou a moradora.

O Governo do Estado foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre o poço do Village do Cohatrac, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

SAIBA MAIS

O Governo do Estado iniciou a construção de diversos poços, por meio do programa “Água para todos”, com o intuito de resolver o problema de abastecimento de água em bairros da cidade. Contudo em muitos desses locais os transtornos causados pela falta de água continuam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.