PAC Cidades Históricas

Burocracia atrasa início das obras da Rua Grande

De acordo com o Iphan, ainda não foram recebidos documentos os que são fundamentais para a execução das obras na via, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Rua Grande terá fiação elétrica subterrânea com a reforma
Rua Grande terá fiação elétrica subterrânea com a reforma (Rua Grande)

As obras da Rua Grande, que estavam previstas para começar até o fim deste mês, não têm prazo para início. De acordo com a superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), falta o recebimento – por parte da entidade – de documentos ou alvarás necessários para a execução dos serviços. A direção do Iphan não especificou quais seriam esses documentos.

Segundo o superintendente do Iphan no Maranhão, Alfredo Costa, uma reunião na sexta-feira (dia 1º de abril) deverá tratar das obras no principal centro comercial da capital maranhense. “A burocracia está travando a obra. Ainda vamos definir local e data. No entanto, essa reunião ocorrerá com as entidades ligadas para a liberação desses documentos e, en­fim, começar a trabalhar”, disse.

A reunião, de acordo com o dirigente, deverá contar com a participação de entidades ligadas aos lojistas na Rua Grande, além dos ven­dedores ambulantes. “No que depender do Iphan, com o recebimento desses documentos, a obra sairá”, afirmou o superintendente. Ele frisou ainda que o projeto executivo para os serviços já foi aprovado e a verba necessária para os trabalhos – estimada em pouco mais de R$ 28 milhões – já está garantida por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Entre os serviços previstos para acontecer na Rua Grande (em um período de um ano e meio), estão a colocação subterrânea da fiação elétrica, a colocação de bancos e lampiões em estilo colonial e a substituição do piso original e nivelamento da passagem dos pedestres, além da colocação de rampas e referências para pessoas com algum tipo de limitação física.

Com a demora nas obras, os problemas da principal área de venda no varejo e atacado da cidade ficam ainda mais evidentes. Em vários pontos da via, é possível ver galerias sem as tampas necessárias, acarretando perigo para os transeuntes. “Isso é um perigo. Toda a vez que passo por aqui, fico com medo de cair”, disse a dona de casa Francisca Si­mas, de 36 anos.

Números
R$ 28 milhões
é o valor previsto para a execução das obras da Rua Grande
1 ano e meio é o período estipulado para os serviços no centro comercial

Relembre
A subprefeitura do Centro Histórico de São Luís, no mês passado, chegou a informar que as verbas destinadas para a obra da Rua Grande e demais serviços de recuperação do acervo da cidade poderiam não ser recebidas. Os serviços na Rua Grande estão incluídos em um pacote de serviços (44 no total) a ser feito em pontos estratégicos da região Central da Ilha.

Prazo
O prazo para a execução dos serviços, inicialmente estipulado para março deste ano, foi estabelecido pelo próprio Iphan, em comum acordo com o setor lojista, durante reunião realizada no dia 29 de janeiro deste ano, na sede da Associação Comercial do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.