Efeitos no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A repercussão da nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil do governo Dilma Rousseff (PT) foi imediata em todo o país. Rapidamente, a oposição no Congresso Nacional engrossou o coro a favor do impeachment da presidente. Sobretudo após o juiz Sérgio Moro ter quebrado o sigilo telefônico de uma conversa entre Dilma e Lula, grampo que ele próprio havia comandado. Na conversa, Dilma orienta Lula como agir com o ato de posse de ministro.
A decisão do juiz da Lava Jato repercutiu negativamente no caso, já que decisões de grampo envolvendo chefes do Executivo devem ser autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal, tanto em relação a sua gravação quanto em relação à oposição.
E a repercussão da nova configuração política de Brasília terá reflexo imediato também no Maranhão, onde o governador Flávio Dino (PCdoB) mantém-se como principal articulador da defesa do governo do PT, mas sem o controle da bancada maranhense no Congresso, que, a partir de hoje, começa a reanalisar o pedido de impeachment da presidente. O rito determinado pelo STF foi a senha para que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reinicie todo o julgamento das acusações feitas a Dilma.
A tendência é que a bancada maranhense se posicione majoritariamente a favor do impeachment, já que apenas dois ou três deputados seguem obedientemente as determinações do governador.
E é exatamente para reverter este quadro que o agora ministro Luiz Inácio da Silva vai começar a agir na Câmara e no Senado Federal.

Fora do ar
Telespectadores da Rede Globo estranharam, ontem, o fato de o sinal da TV ter saído do ar durante boa parte da manhã.
O “problema” ocorreu justamente no horário do programa Encontro, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes.
Ela entrevistava no estúdio o menino Thaylan Maia, que ganhou notoriedade por denunciar a precariedade de uma escola de responsabilidade da Prefeitura de Peritoró.

Neo-socialista
O empresário e ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques assinou ontem a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O presidente da sigla, Carlos Siqueira, confirmou que o novo filiado é pré-candidato à prefeitura da segunda maior cidade do Estado.
- O PSB é um partido histórico e com grande alcance social, que se soma à minha experiência como gestor público e vivência como empresário - afirmou Ildon Marques, após a reunião.

Movimento
A filiação de Ildon Marques é um dos muitos movimentos que o senador Roberto Rocha (PSB) tem feito de olho nas eleições de 2018.
Nos bastidores, é recorrente a informação de que o socialista almeja ser candidato a governador nas próximas eleições.
Por isso, além de Imperatriz, ele mira São Luís, onde tenta garantir também a filiação da deputada federal Eliziane Gama (Rede) ao partido.

Anúncio
O deputado César Pires (DEM) anunciou ontem sua filiação ao Partido Ecológico Nacional (PEN).
Segundo o deputado, sua decisão de deixar o DEM foi motivada por questões meramente pessoais. Ele fez, ainda, mais um agradecimento ao antigo partido.
- Chego ao PEN com muita humildade e a determinação de reconstruir minha trajetória política sempre pautada em critérios, valores e crenças - disse.

Bancada verde
O deputado Rigo Teles assumiu ontem a liderança do Partido Verde na Assembleia Legislativa.
O PV segue com quatro deputados estaduais e como a maior bancada independente da Assembleia Legislativa este ano.
A articulação foi do deputado Adriano Sarney, em comum acordo com os demais parlamentares verdes.

Cobrou
O deputado Cabo Campos utilizou a tribuna ontem para cobrar do governador Flávio Dino (PCdoB), melhorias para os policiais militares do estado.
Entre as reivindicações, está a redução da jornada de trabalho, que segundo ele chega a ser, em alguns casos, mais de 50 horas semanais, e a aprovação da Lei de Organização Básica da corporação.
A lei garantia ao soldado, a possibilidade de chegar à patente de coronel. A proposta, contudo, enfrenta resistência de oficiais da própria corporação.

Descaso
A deputada Andrea Murad (PMDB), licenciada da Assembleia para tratamento de saúde, utilizou o seu perfil em rede social para lamentar a situação da educação pública estadual.
Ela postou fotos de denúncias recebidas a respeito da situação precária de uma escola em Matões do Norte; atraso no ano letivo da escola Santa Tereza, no bairro Cidade Operária, em São Luís, e a situação de uma escola de taipa em Peritoró.
Ela lembrou que na campanha eleitoral de 2014 o governador Flávio Dino prometeu dar educação digna a todas as crianças e jovens maranhenses.

E MAIS

• Nina Melo (PMDB) e Adriano Sarney (PV) fizeram questão de estar na reunião da nova Mesa da AL com o governador Flávio Dino.

• A um dia do fim do prazo da janela partidária o PSB maranhense ainda não se decidiu pelo candidato que quer ter na disputa pela Prefeitura de São Luís.

• Mesmo com toda a movimentação do governo, aliados do prefeito Edivaldo Júnior ainda acreditam que o apoio a Bira é só para evitar crescimento de Eliziane Gama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.