Eleições 2016

Pré-candidatos disputam espaços no PSB para a disputa da eleição de SL

Eliziane Gama e Bira do Pindaré contam com articulação de Roberto Rocha, José Reinaldo Tavares e Marcelo Tavares, que visam também as eleições de 2018

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Bira do Pindaré é um dos pré-candidatos do PSB
Bira do Pindaré é um dos pré-candidatos do PSB (Bira do Pindare )

SÃO LUÍS - A três dias do fim da janela para a troca de partido político, que foi aberta pelo Congresso Nacional em fevereiro, é intensa e aberta a disputa de espaços no Partido Socialista Brasileiro (PSB) por parte dos pré-candidatos a prefeito de São Luís Eliziane Gama (Rede) e Bira do Pindaré (PSB) e seus respectivos apoiadores.

A deputada federal tem convite para filiar-se à sigla e apoio do senador Roberto Rocha (PSB) e do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). Já Bira do Pindaré tenta fortalecer a sua pré-candidatura na sigla e conta com a articulação do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB) e a simpatia do governador Flávio Dino (PCdoB).

Gama deve sair até a próxima sexta-feira do partido Rede Sustentabilidade, em decorrência do risco de não poder se inscrever em debates eleitorais transmitidos ao vivo por canais da TV aberta. Ausente dos debates, a deputada acumularia prejuízos diante de seus adversários.

No PSB, ela conta com o entusiasmo de Rocha e de Zé Reinaldo, que não são próximos a Bira do Pindaré.

Tanto Roberto Rocha quanto Tavares, já falaram publicamente do apoio a Eliziane Gama. Na semana passada, Eliziane admitiu, pela primeira vez, que poderia migrar para o PSB. “Não me filiei não, mas deve ser o caminho”, disse.

Divergência – A declaração de Gama soou como uma resposta a Bira do Pindaré, que na semana passada afirmou que caso a parlamentar decidisse se filiar ao PSB, o ato seria uma traição a ele. “Se for confirmada a ida da deputada para o PSB, irá para rifar um concorrente da disputa e não por estrutura partidária, pois assim fosse teria aceitado o convite do PSDB, que tem muito mais tempo de TV e estrutura partidária. Vai ser um gesto desleal comigo que tanto a ajudei nas eleições de 2012”, disse.

A disputa entre Gama e Bira pelo PSB, no entanto, vai além das eleições 2016 e traduzem, mesmo que de forma ainda sutil, uma divergência maior, entre o governador Flávio Dino e o senador Roberto Rocha.

Rocha já admite que pretende disputar o Governo do Estado nas eleições de 2018, o que representa uma ameaça concreta ao projeto de poder do comunista.

Para o senador socialista, uma eventual vitória de Eliziane Gama, pelo PSB, nas eleições 2016, é considerada imprescindível para o seu projeto político-eleitoral. Dino, por outro lado, reage e tenta – com o apoio a Bira do Pindaré -, neutralizar Roberto no partido.

Se conseguir impedir o ingresso de Gama na legenda e viabilizar a candidatura de Bira do Pindaré, Flávio Dino terá como saldo, o enfraquecimento de Roberto Rocha na sigla. E tudo isso poderá se refletir no pleito de 2018.

Mais

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) deixou ontem a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para retomar o seu mandato na Assembleia Legislativa. Com isso, o suplente de deputado Fernando Furtado (PCdoB) deixa o Parlamento.

Conjuntura nacional pode fortalecer Eliziane Gama

Na semana passada líderes dos partidos PSB, Rede Sustentabilidade e PPS – representantes de uma espécie de terceira via na política nacional -, se reuniram em Brasília para discutir o apoio a um eventual governo de transição caso o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) venha a ocorrer.

A discussão, que passa prioritariamente pelo Congresso Nacional, mas também e pelos diretórios estaduais de todas as siglas envolvidas, pode favorecer o projeto político da deputada federal e pré-candidata a prefeita de São Luís, Eliziane Gama (Rede).

Isso porque Gama pode conseguir sair de forma amigável do Rede para filiar-se ao PSB e ainda contar com o apoio do PPS, partido que a elegeu deputada federal, para a disputa eleitoral.

PSB, PPS e Rede discutem desde 2014, uma frente política que se coloca como opção à disputa protagonizada pelo PT e PSDB no país.

E foi justamente em 2014 que Eliziane Gama obteve a garantia do então pré-candidato a Presidência da República, Eduardo Campos, numa reunião em que o presidente estadual da legenda, Luciano Leitoa [prefeito de Timon] participou, de que ela teria o ingresso assegurado no PSB em 2016.

O futuro partidário de Gama será decidido até sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.