Lançamentos

Três versões para a obra do historiador Mário Meireles

Membro da Academia Maranhense de Letras e a historiadora organizaram os livros “Correspondências”, “Mário Meireles com a palavra” e “Efemérides Maranhenses”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Os pesquisadores Carolina Licar e Carlos Gaspar iniciaram os trabalhos em 2013
Os pesquisadores Carolina Licar e Carlos Gaspar iniciaram os trabalhos em 2013 (Carlos Gaspar e Carolina Licar)

O ano de 2015 marcou o centenário do historiador maranhense Mário Martins Meireles. O presente, no entanto, chega exatamente um ano depois (ele nasceu em 8 de março de 1915) com a publicação de três livros organizados pelo membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Carlos Gaspar e pela historiadora Caroline Castro Licar. Trata-se de “Correspondências”, que reúne os escritos que Mário Meireles trocou com personalidades locais e nacionais; “Mário Meireles com a palavra”, que traz palestras, discursos e aulas do professor e, por último, “Efemérides Maranhenses”, um apanhado histórico e político do Maranhão desde a época colonial até o início da década de 2000. Os lançamentos ocorrem hoje, às 19h, na sede da AML (Rua da Paz, Centro).

Falecido em 10 de maio de 2003 o autor de “França Equinocial”, é referência quando o assunto é História do Maranhão. “Os livros eram para terem sido lançados ano passado, por ocasião do centenário do professor Mário Meireles, mas, diante do volume de material a ser estudado, entendemos que seria melhor estender o trabalho e lançá-lo agora em 2016, quando se fecha o centenário como uma forma de homenagem a este grande homem”, ressalta Carlos Gaspar.

Para organizar as obras, a dupla de pesquisadores se debruçou sobre o acervo cedido pela família do historiador desde 2013, um ano após terem lançado, por ocasião dos 400 anos de São Luís, o livro “História de são Luís”, também com material deixado por Mário Meireles.

Em “Correspondências”, os organizadores catalogaram as cartas e as dividiram em duas partes. A primeira é dedicada a esfera pessoal do escritor e a segunda, à correspondência oficial. “Sempre tomando o cuidado de preservar a intimidade dele, por isto optamos por publicar cartas que ele trocou com amigos, intelectuais. Para chegarmos ao livro nos debruçamos sobre escritos de cerca de seis décadas traçados por Mário Meireles com personalidades, instituições, academias de letras, institutos históricos e, claro, amigos”, relembra Caroline Licar.

Para ilustrar a capa da publicação, os organizadores abriram uma concessão no que tange a intimidade do historiador. É que lá figura uma carta, escrita por Mário Meireles da Bahia, em 1934, na qual o pesquisador fazia a corte a Dona Zezé, que tempos depois viria a ser sua esposa.

Se em “Correspondências” os organizadores puderam trazer para perto do leitor uma visão mais próxima de Mário Meireles, no livro “Mário Meireles com a palavra” eles dão a conhecer discursos e palestras do professor que foram reunidos em uma obra que traz, entre outros, a fala proferida por Mário Meireles por ocasião de sua posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão ou um texto em exaltação aos 90 anos da AML, ou, ainda, palestras sobre temas variados a exemplo de “Os 170 anos de Gonçalves Dias e 85 anos da Academia” e “História do Exército Brasileiro”, entre outras.

Cronologia - Já em “Efemérides Maranhenses”, os interessados em fatos históricos poderão ter acesso a uma cronologia cuidadosamente organizada por Mário Meireles durante décadas. “Eu era conhecedor, assim, de que o meu velho mestre, fruto de longos anos de persistente pesquisa, havia preparado um trabalho de denominou Efemérides, realtivo a registros históricos (...). E tanto estava bem avançado, quase pronto – posto nunca ficará totalmente terminado um trabalho de tamanha envergadura e incomensurável dimensão – que chegou à beira de se concretizar a publicação pela Universidade Federal do Maranhão”, escreve Carlos Gaspar em texto de introdução da obra.

Aluno e amigo de Mário Meireles, Gaspar explica que o livro foi deixado bem adiantado por Mário Meireles, que não consegui publicá-lo naquela ocasião, mas que nem por isto, deixou-se abater. Continuou as pesquisas e, no material recebido pelos organizadores, haviam muitas observações anotadas de punho pelo historiador. Notas estas que foram incluídas na edição, que também passou por uma revisão ortográfica.

Os livros que serão lançados hoje são mais uma contribuição dada por Mário Meireles à história do Maranhão. São frutos de pesquisas, esforços e dedicação do historiador que demonstrou seu amor por sua terra por meio de sua pena. “Como autodidata, carente das hoje conhecidas técnicas de modernas linhas de investigação científicas, lançou as bases para a pesquisa histórica maranhense nos século XX”, sintetiza Caroline Licar.

Saiba Mais

Sobre Mário Meireles

Com mais de 30 livros publicados, Mário Meireles nasceu em São Luís, mas estudou em Santos, Manaus, Rio de Janeiro e em São Luís. Trabalhou no Ministério da Fazenda, foi Diretor-Secretário do extinto Banco do Maranhão e Secretário-Chefe do Gabinete e da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, durante a administração de Pedro Neiva de Santana.

Como professor, foi catedrático-fundador da cadeira de História da América, no Curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia da Universidade do Maranhão. Foi membro da Academia Maranhense de Letras; do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e das Academias de Letras Paulista, Carioca, Santista, Paraense e do Triângulo Mineiro (Uberaba); entre outras instituições.

É dono de extensa obra, entre as quais “Gonçalves Dias e Ana Amélia” (1949),”Panorama da literatura maranhense” (1955), “Pequena história do Maranhão” (1959), “História do Maranhão” (1960), “França Equinocial” (1962), “São Luís, Cidade dos Azulejos” (1964), “História da Independência no Maranhão” (1972), “Os negros no Maranhão” (1983), “O Maranhão e a República” (1990), “Holandeses no Maranhão” (1641-1644) e “O Brasil e a partição do mar-oceano”, entre outros títulos.

Serviço

O quê

Lançamento dos livros “Correspondências”, “Mário Meireles com a palavra” e “Efemérides Maranhenses”, organizados por Carlos Gaspar e Caroline Licar

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras

Preço

R$ 50,00 (cada)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.