Homenagem

AML celebra Mário Meireles

Historiador será lembrado por meio de ações culturais que serão desenvolvidas durante todo o ano; hoje será inaugurada a mostra com fotos e informações sobre o pesquisador

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Mário Meireles homenageado na AML
Mário Meireles homenageado na AML (Mário Meireles na AML)

Se vivo, Mário Meireles celebraria este ano seu centenário. Para marcar a data, a Academia Maranhense de Letras (AML) preparou o Ano Cultural Mário Meireles, que abarcará exposição, reedição de livros, ciclo de palestra e outras atividades marcadas para ocorrerem ao longo de 2015. Hoje, às 17h30, na sede da AML, será aberta uma exposição alusiva à vida e obra do historiador.

A mostra será um passeio pela produção científica de Mário Meireles, com banners, quadros e livros do autor de Dez Estudos Históricos. Em cartaz estarão artigos assinados pelos acadêmicos Jomar Moraes, Benedito Buzar e Ceres Costa Fernandes e que foram publicados no jornal O Estado.

Também foram selecionadas imagens que compõem um rico acervo iconográfico do escritor, além de livros, alguns raros, de autoria de Mário Meireles. Para o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, a homenagem é mais que justificada. “O Mário Meireles foi um grande historiador, pesquisador da História do Maranhão. Ele pontificou tanto no cenário local quanto nacional e escreveu livros importantíssimos para os maranhenses”, destaca Buzar.

Além da mostra, que permanecerá em cartaz até o fim do ano, a AML preparou ainda outras ações culturais que ocorrerão nos próximos meses. Uma delas será em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, que agraciará Mário Meireles com a medalha Honoris Causa (em memória).

Os acadêmicos também farão uma visita ao túmulo do escritor e realizarão o clico de palestras composto por quatro conferências que abordarão todas as vertentes nas quais atuou. A primeira será Mário Meireles, o professor, proferida por Carlos Gaspar; Mário Meireles, o historiador, com a professora Regina Faria; Mário Meireles, o escritor, palestra com Sebastião Moreira Duarte; e Mário Meireles, o acadêmico, com Benedito Buzar.

O presidente da AML destaca ainda que a Casa de Antônio Lobo fará reedições de quatro livros do escritor. Entre as obras reeditadas estão História do Maranhão, História de São Luís e Efemérides Maranhenses, este último, inédito. Há ainda uma coletânea de textos reunidos em livro.

Trajetória - Mário Martins Meireles ocupava a cadeira nº 8 da Academia Maranhense de Letras. Nasceu em São Luís em 8 de março de 1915. Ingressou no magistério em 1940 e foi professor de História Universal e do Brasil no colégio Cysne, de São Luís. Lecionou História da América na Faculdade de Filosofia de São Luís e, posteriormente, foi professor titular do curso de História da Universidade Federal do Maranhão, tendo exercido cargos de chefe do Departamento de História e vice-reitor, entre outros.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi agraciado com diversas medalhas e honrarias a exemplo da Medalha do Mérito Timbira e do Tricentenário da Fundação de São Luís, entre outras.

O quê

Exposição alusiva Ano Cultural Mário Meireles

Quando

Abertura hoje, às 17h30

Onde

Academia Maranhense de Letras, Rua da Paz, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.