Centenário

Homenagem a Mário Meireles

Historiador, que escreveu mais de 30 livros, será reverenciado com vasta programação hoje, às 8h30, no Palácio Cristo Rei pela Academia Ludovicense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Mário Meireles terá sua obra celebrada hoje
Mário Meireles terá sua obra celebrada hoje (Mário Meireles)

A Academia Ludovicense de Letras (ALL) preparou uma programação especial para homenagear o historiador Mário Martins Meireles no ano em que se celebra seu centenário de nascimento. O homenageado, nascido em 8 de março de 1915, é patrono da Cadeira nº 31. O evento, que marca ainda os dois anos de fundação da instituição, será hoje, às 8h30, no Palácio Cristo Rei.

A abertura terá a apresentação da banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve. No local, será montada a exposição “Memórias Compartilhadas: 100 anos de Mário Meireles", cuja organização é da acadêmica Clores Holanda Silva. Em seguida, ocorrerá um recital de poesias com a participação de alunos do Centro de Ensino Professor Mário Martins Meireles e acadêmicos da ALL.

Também será apresentado um painel sobre Mário Meireles, no qual cada palestrante falará por 20 minutos, abordando a vida e obra do historiador. O acadêmico Carlos Gaspar, da Academia Maranhense de Letras falará sobre o homenageado como historiador e acadêmico; a professora Maria Esterlina Mello Pereira (UFMA/IHGM), abordará o Mário Meireles professor. Já a imortal Ana Luiza Almeida Ferro (IHGM/ALL), que ocupa a Cadeira nº 31 da ALL, falará a respeito de aspectos gerais sobre a vida e a obra do historiador e poeta. O painel será encerrado com um show com o grupo comandado por Joana Bittencourt.

Haverá ainda o lançamento coletivo de produções dos membros da ALL, seguido de coquetel. Escritores como Ana Luiza Almeida Ferro, Dilercy Aragão Adler, João Francisco Batalha e Álvaro Urubatan de Melo, Clores Holanda Silva e Antônio Noberto Silva, Aldy Mello de Araújo, Leopoldo Gil Dulcio Vaz, Vanda Lúcia da Costa Salles, Sanatiel de Jesus Pereira e Michel Herbert Alves Florêncio farão lançamentos.

Ao longo da programação, serão exibidos slides sobre a vida e a obra de Mário Meireles, apresentando retratos de momentos de sua vida, as capas das primeiras edições de seus mais de 30 livros, algumas de suas poesias e imagens do Centro de Ensino Professor Mário Martins Meireles, escola da rede estadual, localizada em São Luís.

A Academia Ludovicense de Letras é presidida pelo advogado Roque Pires Macatrão, tendo a professora Dilercy Adler como vice-presidente. A cada ano a instituição homenageia um dos patronos de suas cadeiras de forma especial.

Patrono - Mário Martins Meireles é natural de São Luís e faleceu em maio de 2003. Trabalhou no Ministério da Fazenda (1933-1965), com passagens pelos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais e pelo antigo Distrito Federal. Após aposentar-se no cargo de Agente Fiscal de Tributos Federais em 1965, foi diretor-secretário do então Banco do Maranhão (1965-1967) e secretário-chefe do Gabinete e da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, durante a administração de Pedro Neiva de Santana (1972-1975).

Ingressou no magistério superior como catedrático-fundador da cadeira de História da América, no Curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia (Fafi) da Universidade (católica) do Maranhão, a qual seria mais tarde incorporada como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Foi professor titular do Departamento de História, chefe do Departamento de História, criador e coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Geográfica, presidente do Conselho Editorial, assessor da Secretaria dos Colegiados Superiores, chefe de Gabinete da Reitoria, Vice-Reitor Administrativo e membro do Conselho Universitário.

Foi membro da Academia Maranhense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Associação Comercial do Maranhão e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre outros.

É autor, entre outros, de “Gonçalves Dias e Ana Amélia” (1949), “Panorama da literatura maranhense” (1955), “História do Maranhão” (1960), “França Equinocial” (1962), “História da Independência no Maranhão” (1972), “Os negros no Maranhão” (1983), “Apontamentos para a história da Medicina no Maranhão” (1993), “Dez estudos históricos” (1994), e “História de São Luís” (2012, obra publicada postumamente).

Serviço

O quê

Homenagem da ALL a Mário Meireles

Quando

Hoje, às 8h30

Onde

Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.