Imigrantes

Áustria começa a aplicar plano para limitar demandas diárias de asilo

Comissão Europeia criticou o limite de 80 pedidos diários; chanceler austríaco, no entanto, disse que medida está mantida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Áustria - O limite de 80 pedidos diários de asilo estabelecido pela Áustria para conter o fluxo migratório entrou em vigor ontem, apesar das críticas da Comissão Europeia.

Desde meia-noite, apenas 80 pessoas poderão solicitar asilo no país a cada dia. Além disso, o governo limitou a 3.200 o número diário de pessoas que podem transitar pela Áustria para solicitar asilo em um país vizinho.

Uma vez alcançadas as cotas, "as fronteiras serão fechadas", disse à AFP o porta-voz da polícia, Fritz Grundnig. As medidas adotadas por Viena foram muito criticadas pelo comissário europeu de Migração, Dimitris Avramopoulos.

O comissário afirmou que "tal política seria totalmente incompatível com as obrigações da Áustria sob a lei europeia e internacional", em uma carta dirigida à ministra austríaca do Interior, Johanna Mikl-Leitner.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também criticou a decisão.

"Devo dizer que não me agrada esta decisão. Estamos vendo se está dentro da legislação europeia e teremos uma discussão amigável", disse Juncker à imprensa na quinta-feira.

O chanceler austríaco, Werner Faymann, rebateu as críticas. "A decisão não será suspensa", afirmou durante a reunião de cúpula da UE em Bruxelas.

A Áustria, um dos principais países de trânsito para os refugiados e imigrantes, pretende limitar a 37.500 o teto de novos solicitantes de asilo em 2016, depois de ter recebido 90.000 pedidos em 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.