Carnaval 2016

Vendedores ambulantes fazem protesto no carnaval de Salvador

Manifestantes queimaram mercadorias no Farol da Barra, ontem; eles reclamam da proibição da venda de diversas marcas de cervejas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Salvador - Vendedores ambulantes protestaram no Farol da Barra, local do início do circuito Dodô (Barra/Ondina) do carnaval de Salvador, desde as 14h40 de ontem. Os ambulantes manifestam contra a proibição da venda de diversas marcas de cerveja, pois é permitido apenas comercializar uma marca nos dois circuitos principais do carnaval de Salvador, na Barra e Campo Grande.

Manifestantes alegam que a polícia estava apreendendo mercadorias durante o carnaval. "Eles tinham é que ir no mercado pegar as mercadorias lá e não da gente que é trabalhador. Porque a gente só pode vender uma marca de cerveja? Isso está errado", disse Luiz Alberto, vendedor ambulante que protesta contra a proibição.

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que todo efetivo situado nas proximidades da Barra foi acionado até o local do protesto para evitar confronto entre ambulantes e fiscais da prefeitura, mediando a situação através do diálogo. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), informo que cabe ao órgão apenas atender as determinações estabelecidas no decreto assinado pela prefeitura.

Durante a manifestação o grupo queimou caixas de papelão e entoou gritos de "o povo unido jamais será vencido" e "Uh, terror, carnaval acabou". Jamile Nascimento, outra vendedora ambulante, questionou a postura violenta dos policiais. "Não quer deixar a gente trabalhar. Levando mercadoria da gente como se a gente fosse ladrão. Querendo bater na gente como se a gente fosse ladrão. Até spray de pimenta o guarda municipal jogou na gente", desabafou.

Os bombeiros foram acionados e chegaram no local para apagar o fogo por volta das 14h52. Enquanto isso, os ambulantes seguiam com o protesto.

Em meio ao protesto, ambulantes licenciados pela prefeitura também questionaram a falta de fiscalização do órgão. Segundo Vanessa Martins, vendedora ambulante, não foi cobrado a pulseira que identificava os vendedores licenciados.

"Ninguém cobrou a pulseira, falaram que era para identificar, até hoje não usei nenhuma. Só fiz gastar dinheiro, ano que vem ninguém vai tirar de licença. Isso não está certo não", disse a ambulante.

Atraso

Por conta do protesto, o desfile do trio independente do cantor Danniel Vieira, que deveria ter saído às 14h45 no circuito Dodô, acabou atrasando e o artista só iniciou a apresentação por volta das 15h16. Bell Marques, que estava previsto para puxar o Camaleão a partir das 15h, também atrasou o começo do desfile na Barra, que iniciou por volta das 15h38.

Depois da saída do trio de Daniel Vieira, a situação estava mais tranquila e policiais negociavam com manifestantes, mas os vendedores ambulantes seguiam afirmando que a venda de bebidas continuaria suspensa até a chegada do prefeito ACM Neto no local.

Até por volta das 15h41, os manifestantes continuavam concentrados na saída dos trios, no Farol da Barra. De acordo com a nota PM, o protesto foi encerrado por votla das 15h30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.