Local provisório

Ambulantes discutem mudança provocada por obras do PAC

Comerciantes informais se reúnem com Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo para discutir sobre o novo local onde vão trabalhar, já que as praças Deodoro e Pantheon estarão em obras do PAC Cidades Históricas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Comerciantes em recente reunião realizada pela Semurh para discutir mudança
Comerciantes em recente reunião realizada pela Semurh para discutir mudança ( Comerciantes em recente reunião realizada pela Semurh para discutir mudança)

SÃO LUÍS - Os comerciantes informais que atuam na área das praças Deodoro e Pantheon estão discutindo com a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo ( Semurh) sobre o local provisório onde passarão a trabalhar no período das obras previstas para os dois logradouros, conforme previsto no PAC Cidades Históricas, do Governo Federal. Outras reuniões estão previstas pela Semurh com os ambulantes.

As rodadas de conversas estão sendo realizadas por iniciativa da Prefeitura com a colaboração das duas entidades de classe representativas da categoria: o Sindicato do Comércio Informal de São Luís e a Associação do Comércio Informal. Por meio das entidades, a Semurh convocou os comerciantes para ouvir sugestões.

"Estamos esclarecendo sobre as obras que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar no local. Nossa disposição é conversar para encontrarmos uma saída consensual e sem prejuízos para a categoria. Estamos dando atenção ao lado mais frágil desta relação, que são os ambulantes", informou o secretário da Semurh, Mádison Leonardo Andrade. Segundo ele, perto de 400 comerciantes atuam na área, incluindo a Praça do Pantheon e as duas alamedas contíguas à Biblioteca Pública Benedito Leite.

Em reunião com o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, foi sugerido que as obras na Rua Grande e praças sejam iniciadas no mês de janeiro, após o período natalino. A ideia é instalar na Praça do Pantheon o canteiro de obras, dando início aos serviços na área em frente à biblioteca.

Durante a execução das obras, os comerciantes informais seriam transferidos para a alameda do lado esquerdo da biblioteca, em frente ao Sesc. Numa outra etapa, eles seriam remanejados para a área entre o Liceu Maranhense a sede regional da Embratel. Para isso, a Prefeitura pretende requalificar o terminal de ônibus para abrigar os comerciantes em condições favoráveis à atividade comercial.

"Esta é uma etapa cansativa do processo. Mas é por este meio que estamos buscando uma saída que cause menos transtorno à categoria. Sabemos que o momento é difícil e que precisamos da união de todos para encontrarmos uma solução", disse o presidente do sindicato, Carlos Cunha dos Santos. O posicionamento do presidente é compartilhado pelo presidente da associação, José de Ribamar Ferreira.

Estudos

No período em que as obras estiverem sendo executadas, a Prefeitura prosseguirá com os estudos para uma solução definitiva para o comércio informal no Centro Histórico de São Luís. A Semurh está oferecendo aos comerciantes a opção de instalar suas barracas nas proximidades das suas residências, com objetivo de desafogar a região. A Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria de Segurança com Cidadania, tem acompanhado a rodada de conversas com os informais.

"Neste novo local as barracas ganharão cobertura padronizada e sinalização adequada para dar uma dinâmica maior no trânsito de pedestre. Essa é uma obra de grande importância para a cidade. Muitos não estavam acreditando que ela seria realizada e hoje temos essa realidade", ressalta Mádison Leonardo. Após as rodadas de diálogos os ambulantes irão se reunir em assembleia para decidirem sobre as sugestões de remanejamento apresentadas.

Frase

"Estamos esclarecendo sobre as obras que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar no local. Nossa disposição é conversar para encontrarmos uma saída consensual e sem prejuízos para a categoria"

Mádison Leonardo Andrade

Secretário da Semurh

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.