Doença

Mulher morre vítima de Ebola em Serra Leoa

Caso foi confirmado um dia depois de a OMS ter declarado a erradicação da doença na região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

FREETOWN

Uma mulher que morreu vítima de Ebola nesta semana em Serra Leoa possivelmente expôs ao menos 27 outras pessoas à doença, afirmou ontem uma agência de ajuda humanitária, aumentando o risco de mais casos justamente quando a epidemia mais letal já registrada parecia estar acabando.

Um dia antes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que “todas as cadeias de transmissão foram interrompidas na África Ocidental”, significando que a região estava oficialmente livre da doença após uma epidemia de dois anos que matou mais de 11.300 pessoas.

Mas a OMS alertou para uma possível reincidência, já que sobreviventes carregam o vírus por meses. O novo caso em Serra Leoa é especialmente inquietante porque as autoridades falharam em seguir os protocolos básicos de saúde, de acordo com o relatório visto pela Reuters. Ele foi compilado por uma agência humanitária que pediu pa­ra não ser identificada.

A vítima, uma mulher de 22 anos chamada Mariatu Jalloh, começou a ter os sintomas no início do ano, mas a data exata é incerta, afirma o relatório. Estudante em Port Loko, a maior cidade de Serra Leoa, na província do Norte, Jalloh viajou para Baomoi Luma, perto da fronteira com a Guiné no final de dezembro.

A área de fronteira no norte de Serra Leoa, composta por um labirinto de canais, foi um dos últimos pontos considerados livres de Ebo­la, em 7 de novembro, e o contato para identificação da doença foi, por muitas vezes, prejudicado por dificuldade de acesso.

A OMS confirmou que a estudante fora internada num hospital de Magburaka, no norte do país e já próximo da fronteira com a Gui­né-Conacri, e acabou morrendo depois de os testes terem confirmado a doença. A mulher, que se encontrava de férias com a família, morreu em casa e a sua morte foi comunicada a um hospital, que confirmou as causas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.