Fuga

Detentos tentam fugir de cela da CCPJ do bairro Anil

Pelo menos cinco internos tentaram escapar da unidade na madrugada de ontem; eles foram autuados e responderão a processo disciplinar

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Grade de ventilação serrada pelos detentos
Grade de ventilação serrada pelos detentos (Presos tentam fugir da CCPJ do Anil)

SÃO LUÍS - Pelo menos cinco detentos tentaram escapar na madrugada de ontem da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), localizada no bairro Anil, em São Luís. De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o plano de fuga foi elaborado por presos da cela 6 da unidade prisional.

Ainda segundo informações da pasta, por volta das 3h30, os detentos do pavilhão externo do presídio serraram a grade de ventilação e quando se prepararam para fugir, foram surpreendidos pela equipe de segurança interna da unidade. Além da segurança, equipes de policiais militares e servidores do presídio também participaram da abordagem.

A Sejap informou ainda que os internos envolvidos no caso, cujos nomes não foram revelados, foram autuados e responderão a Processo Disciplinar Interno (PDI). A Sejap também deverá apurar sobre como as ferramentas utilizadas para tentar facilitar a fuga entraram na unidade prisional.

Devido ao fato, a segurança na parte interna da CCPJ do Anil foi reforçada desde ontem. A Sejap descartou qualquer possibilidade de participação de servidores no fato.

Outro caso

No dia 23 de agosto deste ano, vigilantes de uma empresa terceirizada impediram a fuga de aproximadamente 13 presos na Penitenciária de Pedrinhas. De acordo com as informações prestadas à época, os detentos do bloco F1 da unidade prisional chegaram a abrir um buraco na cela 19 de um dos pavilhões, mas foram impedidos.

No dia 18 do mesmo mês, um detento identificado por Francisco das Chagas Cosmo Costa também tentou fugir da Penitenciária de Pedrinhas, pulando o muro, no entanto, foi impedido por agentes de plantão.

Nota da Sejap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa que abortou, na madrugada de ontem, um plano de fuga de 5 internos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil.

Por volta das 3h30, os detentos da Cela 6, do Pavilhão Externo da unidade prisional serraram a grade de ventilação, mas logo foram surpreendidos pela equipe de segurança interna, policiais militares e servidores do presídio, que cumpriam rigorosamente as rondas no local. Os internos envolvidos na tentativa de fuga foram autuados, e responderão a Processo Disciplinar Interno (PDI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.