Segurança

Polícia alerta para cuidados nas compras de última hora

Movimento de consumidores tem sido intenso na Rua Grande nos últimos dias; bandidos podem aproveitar para cometer delitos em meio à multidão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Distraído, consumidor anda na Rua Grande lotada com celular na mão
Distraído, consumidor anda na Rua Grande lotada com celular na mão (Rua Grande)

Hoje, véspera de Natal, o movimento de consumidores na Rua Grande deve ser ainda mais intenso do que nos últimos dias. Por isso, a Polícia Militar faz um alerta para quem deixou as compras para a última hora. Alguns cuidados são essenciais para evitar pequenos furtos e roubos no ambiente.

No período de fim de ano, a Polícia Militar está realizando uma operação na Rua Grande e Centro. Um total de 243 homens está fazendo o policiamento a pé em viaturas e motocicletas na região, até o dia 2 de janeiro. Apesar do policiamento, é preciso manter a atenção com a se­gurança pessoal.

Hoje, é comum ver pessoas digitando mensagens ou falando ao celular enquanto caminham. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento Metropolitano da Área I (CPAM1), essa é uma das situações que mais chama a atenção de bandidos. Isso por causa do valor do objeto e porque a pessoa está em um momento de distração. Por isso, a recomendação é evitar ostentar celulares e também objetos de valor, como joias, relógios, etc.

Como o movimento é grande na Rua Grande, a orientação é para que as mulheres evitem andar com bolsas a tiracolo. Se não for possível, é recomendado colocar as bolsas à frente do corpo e sempre ao alcance das mãos. Além disso, é preferível andar com cartões de crédito e débito ao invés de dinheiro em espécie.

O coronel Pedro Ribeiro faz um alerta ainda às abordagens em meio à multidão. “Se precisar de uma informação, é preferível pedir a policiais ou funcionários de lojas. Nunca peça informações a desconhecidos no meio da rua. E também evite abordagens de desconhecidos que lhe parem para perguntar ou pedir alguma coisa”, recomendou.

Ainda de acordo com ele, as pessoas devem ficar atentas também na chegada e saída. “As pessoas devem sempre andar nas ruas mais movimentadas. A Rua Grande tem várias transversais que podem servir de rota de fuga para ladrões. Para estacionar, também prefira locais de maior movimento e evite deixar chaves de veículos com flanelinhas”, frisou.

Mudanças
O feriado prolongado do Natal vai alterar o horário de funcionamento do comércio da cidade. Hoje, as lojas da Rua Grande abrem das 8h às 20h. No Natal, todas ficarão fechadas.

Os shoppings também modificarão seus horários de funcionamento. Hoje, as lojas dos shoppings da Ilha, Pátio Norte, São Luís, Jaracaty e Rio Anil abrem das 9h às 18h. O Tropical e Monumental shopping abre das 9h às 19h. Amanhã, todas as lojas dos shoppings permanecerão fechadas, reabrindo normalmente no sábado, dia 26.

Hoje, as agências bancárias funcionam das 8h às 10h. Na sexta-feira, dia 25, Natal, as agências permanecerão fechadas. No período, o público pode buscar canais alternativos. As agências dos Correios tam­bém funcionarão normalmente hoje até as 12h. Amanhã, não haverá expediente.

Nas repartições públicas, também haverá mudanças. A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo na véspera dos feriados de Natal e Ano Novo. Hoje, não haverá expediente nos órgãos da administração municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. O mesmo acontece no dia 31 deste mês, véspera do Ano-Novo.

Somente continuam funcionando serviços essenciais de urgência, mantidos pelo Município: Guarda Municipal, limpeza pública, unidades de urgência da rede municipal de saúde, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Nas repartições do Governo do Maranhão hoje também é ponto facultativo. Somente os serviços considerados de natureza essencial funcionarão hoje e amanhã, feriado de Natal. As atividades nos órgãos públicos vão ser retomadas na segunda-feira, 28.

que funciona hoje (dia 24)

Agências bancárias – das 8h às 10h

Agências dos Correios – das 9h às 12h

Tropical Shopping – lojas das 9h às 19h

Monumental Shopping – lojas das 9h às 19h

São Luís Shopping – lojas das 9h às 18h

Rio Anil Shopping – lojas das 9h às 18h

Shopping da Ilha – lojas das 9h às 18h

Pátio Norte Shopping – lojas das 9h às 18h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.