Insegurança

Centro ainda não conta com reforço no policiamento

O Estado percorreu ontem a Rua Grande e vias adjacentes e constatou a falta de policiamento na área; transeuntes reclamam de constantes assaltos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Apesar da elevação do nú­mero de frequentadores com a chegada do fim do ano, a região central de São Luís ainda não apresenta a segurança necessária para garantir a circulação dos consumidores pelo local. O Estado percorreu ontem a Rua Grande e vias adjacentes e constatou a falta de policiamento.

Nos 800 metros de extensão da principal via comercial da cidade, consumidores circulam sem nenhuma proteção policial. Nem mesmo os policiais – que passam pela via a pé – foram observados. Na Praça Deodoro, também no Centro, além da ausência da unidade fixa da Polícia Militar do Maranhão, que funcionava como uma central a mais de segurança no Centro, não havia sequer efetivo de policiais a cavalo.

A falta de policiais, em horário comercial, na Rua Grande e em vias adjacentes, desagradou aos transeuntes. Muitos deles reclamam da ausência de policiamen­to, mesmo nos fins de semana. “Aqui era para ter policial circulando o tempo todo. A gente se sente desprotegido. Em todo ca­so, a gente precisa confiar em Deus para não acontecer nada”, disse a dona de casa Aparecida Gonçalves, de 64 anos.

Grande movimento
Na tarde de ontem, o movimen­to de consumidores na Rua Grande foi maior, em comparação aos dias normais, por causa da realização do Black Friday, com promoções coletivas no setor varejista. “Hoje [ontem], em um dia como este, em que as lojas nos chamam para vir e aproveitar tudo o que é promoção, não se vê policiamento por aqui”, disse o funcionário público Deodoro Carvalho Costa, de 56 anos.

Além dos transeuntes, vendedores ambulantes que comercializavam seus produtos ontem também alertaram quanto à ausência de segurança. “Talvez, com vocês da imprensa aqui, eles apareçam. Eu vou embora daqui a pouco, umas seis horas da tarde, e acho que não vou ver polícia”, reclamou a vendedora de chips de uma operadora de celular, Suzete Oliveira.

Até o fechamento desta página, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) não se manifestou sobre a ausência de policiais no centro de São Luís.

Tentativa de assalto em loja

No dia 10 deste mês, um segurança das Lojas Americanas da Rua Grande, identificado como Leandro Cardoso Farias, de 34 anos, foi baleado no ombro após impedir uma tentativa de assalto ao estabelecimento onde trabalhava. De acordo com a polícia, o fato aconteceu por volta das 13h, e havia grande movimento na loja e no principal centro comercial da cidade, no momento da ocorrência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.