Melhor transparência

No primeiro semestre, o sistema de divulgação das informações do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís foi questionado - inclusive por O Estado - pela falta de transparência na divulgação. Passaram-se os meses e os ajustes parecem ter sido feitos.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

No primeiro semestre, o sistema de divulgação das informações do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís foi questionado - inclusive por O Estado - pela falta de transparência na divulgação. O chamado Portal da Transparência não funcionava, nem no governo, nem na Prefeitura.

Passaram-se os meses e os ajustes parecem ter sido feitos em todos os canais. Na semana passada, a Controladoria Geral da União divulgou o ranking da transparência nos governos e nas prefeituras das capitais. Tanto o governo quanto a Prefeitura de São Luís melhoraram significativamente os seus portais.

O governo aparece em primeiro lugar no quesito informações, com os dados disponíveis considerados pela CGU como dentro dos padrões. A Prefeitura de São Luís também melhorou significativamente neste quesito - pelo menos para os padrões de análise dos especialistas da controladoria. Sua nota foi a segunda maior, perdendo apenas para as capitais que ficaram em primeiro lugar, todas empatadas com o mesmo índice.

É o segundo ano em que a Prefeitura de São Luís aparece com destaque positivo no ranking da transparência da Controladoria-Geral da União. O ranking serve de parâmetro para definir quais os entes federativos que dão acesso irrestrito aos cidadãos sobre suas ações. No ano passado, o município de São Luís também apareceu em destaque no quesito.

O exemplo do governo e da Prefeitura de São Luís, porém, não parece ser seguido pelos demais representantes públicos - nem na capital, nem no interior. Os demais poderes mostram dificuldade em exibir suas contas aos cidadãos. Nas prefeituras do interior, pior ainda.

A transparência é uma exigência legal e moral. E tem levado muitos governos aos tribunais e à dificuldade administrativa pela ausência dela. Felizmente, alguns gestores começam a entender que esse dado também é referência para sua gestão.

Fácil?
A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa realizará audiência pública para tratar dos noventa (90) dias de implementação do sistema Empresa Fácil.
O sistema foi criado para facilitar a abertura de empresas e melhorar o ambiente de negócios no estado. Trata-se de uma ferramenta virtual, que agrega serviços com vistas a desburocratizar o processo.
A audiência está marcada para esta terça-feira, às 15 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa. A comissão é presidida pelo deputado Adriano Sarney (PV).

De saída
Também candidata a presidente do PMDB, a vereadora e secretária de Saúde Helena Duailibe deve deixar a legenda.
Ela já tem acertada a indicação para compor a chapa do prefeito Edivaldo Júnior e só conseguiria viabilizar este projeto se tivesse o controle do partido.
Helena deve transferir-se para o PCdoB, do governador Flávio Dino, que tem a prerrogativa da indicação do vice de Edivaldo.

Protesto
Um cidadão de Buriti Bravo fez um protesto inusitado contra o governo Flávio Dino (PCdoB).
Sentindo-se enganado pelas promessas não cumpridas, o homem, que tem um comércio onde há uma galeria de políticos, decidiu virar a imagem de Flávio Dino, pondo o quadro ao contrário.
E, ao justificar a reação, ele diz que o governo não fez nada “nem para quem votou e muito menos para quem não votou nele”.

Frustração I
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem se mostrado deprimido com os dados de pesquisas internas e externas sobre a sucessão na capital maranhense.
Ele apostava que chegaria ao final do ano já à frente de sua principal adversária, a deputada federal Eliziane Gama (Rede).
Mas o que as pesquisas têm mostrado é que ele se mantém, em média, 8 pontos percentuais atrás da deputada. E ainda vê, colado, o ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Frustrado II
A grande frustração de Edivaldo se dá pelo fato de que ele intensificou serviços de drenagem e asfaltamento em diversos bairros desde agosto.
Mas as pesquisas mostraram que o avanço de seus índices de intenção de votos não foram suficientes, sequer, para atingir a casa dos 20%.
Além disso - o que é pior - a população tem visto as obras como um serviço feito pelo Governo do Estado, não pela Prefeitura.

Gargalo
A falta de duplicação da BR-135 na chegada a São Luís tem começado a causar problemas de logística também no Porto do Itaqui.
O recém-inaugurado terminal de grãos, por exemplo, tem capacidade diária para receber 40 carretas, vindas de todas as partes do Maranhão.
Mas os engarrafamentos na chegada a São Luís têm feito com que caminhoneiros percam a vez e sejam obrigados a ficar mais de um dia parados, esperando a vez para descarregar.

Uma ponte
Os deputados Juscelino Filho, Victor Mendes, Aluisio Mendes e André Fufuca devem usar o Partido da Mulher Brasileira como uma espécie de ponte.
Como eles só podem deixar os partidos pelos quais foram eleitos no caso de se transferirem para uma legenda nova, o PMB surgiu como a melhor opção.
Mas o projeto deles mesmo é o DEM, o PSD, o PTN e o PSC, respectivamente.

E MAIS

• A vereadora Rose Sales vai intensificar os seminários do Partido Verde com segmentos organizados da sociedade e os contatos com as comunidades.

• O PMDB já discute com mais benevolência a possibilidade de uma candidatura própria em 2016, inclusive a do ex-secretário Ricardo Murad.

• O grupo que comanda a seccional da OAB ainda não digeriu completamente a inesperada derrota de sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.