Israelenses

Militares israelenses matam jovem em Gaza e idosa na Cisjordânia

Exército diz que palestino, atingido na cabeça, entrou em zona proibida; dois israelenses foram baleados no túmulo dos patriarcas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Cisjordânia - Militares israelenses mataram um palestino na Faixa de Gaza e uma idosa de 72 anos na Cisjordânia ontem em confrontos ocorridos ao longo da fronteira com o Estado de Israel.

Salame Abu Jamaa, de 23 anos, morreu ao receber uma bala na cabeça durante uma manifestação em Khan Yunes, confirmou o exército israelense, segundo a agência France Presse, alegando ter disparado depois que palestinos tentaram entrar na zona de exclusão entre Gaza e Israel.

Manifestantes se reuniram perto da cerca de fronteira com Israel atirando pedras e receberam disparos das tropas do outro lado da divisa. O Exército de Israel afirmou ter aberto fogo contra os “instigadores” entre os palestinos depois que eles tentaram romper a cerca e ignoraram tiros de alerta.

Na Cisjordânia, perto de Hebron, uma palestina de 72 anos tentou atirar o carro contra um grupo de soldados israelenses, afirmou uma porta-voz militar, de acordo com a Reuters. Eles abriram fogo e feriram a idosa, que foi levada a um hospital israelense, segundo o qual ela morreu a caminho.

Os incidentes são os mais recentes de uma campanha de cinco semanas de ataques de rua palestinos, estimulados em parte pela revolta muçulmana com o aumento das visitas de judeus ao complexo da mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, e com o impasse no processo de paz com Israel.

Israelenses feridos em Hebron
Desconhecidos, por outro lado, feriram a bala dois israelenses perto do Túmulo dos Patriarcas, um lugar santo para judeus e muçulmanos em Hebron, Cisjordânia.

Um deles, de 16 anos, se encontra em estado grave, e o outro, de 18, ficou levemente ferido.

Mais cedo, um israelense foi gravemente ferido em uma colônia na Cisjordânia ocupada e o autor do agressão, um palestino, conseguiu escapar.

"Um palestino atacou, com uma faca, um israelense diante de um supermercado em Shaar Binyamin e o feriu gravemente. O agressor fugiu", afirma um comunicado militar.

Uma hora antes, também em Hebron, uma palestina ficou ferida depois de tentar atropelar um grupo de soldados. "Os soldados detectaram a ameaça e abriram fogo", disse uma fonte militar. A palestina foi levada para um hospital israelense.

Onze israelenses foram mortos com facadas, tiros e outras formas de agressão durante esse período. Forças do Estado judeu mataram a tiros pelo menos 71 palestinos, incluindo 42 que Israel afirma estarem realizando ou prestes a realizar atentados. Muitos eram adolescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.