Decisão judicial

Polícia Militar cumpre reintegração de posse na Vila Nestor

Famílias foram retiradas e barracos foram derrubados nesta quarta-feira; houve confusão e desespero, mas nenhum caso de agressão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
Barracos foram derrubados e as famílias retiradas
Barracos foram derrubados e as famílias retiradas

PAÇO DO LUMIAR – Confusão e comoção marcaram mais um capítulo na Vila Nestor, em Paço do Lumiar. Desde o início da madrugada desta quarta-feira a Polícia Militar começou a cumprir uma reintegração de posse na área. Foram retiradas todas as famílias e os barracos foram derrubados. Várias pessoas se desesperaram, choraram, mas não houve nenhum caso de agressão.

Aconteceram vários confrontos dos moradores com a polícia nos últimos meses. Eles reivindicam amparo do Governo do Estado, para dar assistência às famílias que estão ocupando a área e pedem na Justiça a desapropriação da área. Cerca de 600 famílias ocuparam o terreno desde o início da invasão.

Mulher se desespera após ver casa derrubada
Mulher se desespera após ver casa derrubada

Alguns protestos foram realizados no centro da capital, nas proximidades do Palácio dos Leões, sede do Governo. A Avenida Beira- Mar foi algumas bloqueada para chamar a atenção das autoridades. O terreno é de propriedade privada e a reintegração de posse foi feita após decisão judicial. Essa é a segunda vez que a justiça concede liminar para retirada das famílias.

Polícia Militar cumpre reintegração de posse
Polícia Militar cumpre reintegração de posse

ENTENDA O CASO
Reintegração de posse e manifestação

6 de agosto – Uma liminar determinou a reintegração de posse da área onde fica a Vila Nestor, em Paço do Lumiar, e com isso os moradores interditaram a Avenida Beira-Mar, concentrando-se em frente à rampa de acesso à Praça Pedro II, na Praia Grande, em protesto contra a sua retirada da comunidade. Eles tentaram conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB) e, quando subiam até o Palácio dos Leões, foram barrados por policiais militares da Tropa de Choque, sendo retirados à força.

7 de agosto – Os manifestantes realizaram um novo ato, dessa vez um apitaço no coreto na Avenida Beira-Mar.

2 de setembro – Moradores da Vila Nestor fazem uma passeata pelo centro da cidade, denunciando o descaso dos poderes com relação às suas reivindicações.

14 de setembro – Os moradores fazem uma nova manifestação, interditando pela manhã e tarde a Avenida Beira-Mar. Houve confronto com a Polícia Militar.

13 de outubro – Moradores fazem novo protesto na Avenida Beira e entram em confronto com a Polícia Militar, que utilizou bombas e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.