TUMULTO

VÍDEO: Manifestantes entram em confronto com a tropa de choque da PM e homem é atingido

Moradores da Vila Nestor voltaram a protestar na região do Palácio dos Leões, em São Luís; spray de pimenta e bombas foram usadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - Os moradores da Vila Nestor voltaram a entrar em confronto com a tropa de choque na Beira-Mar, nas proximidades do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (14). Os manifestantes pedem amparo do Governo do Estado para dar assistência às famílias que ocupam uma área localizada no município de Paço do Lumiar e que foi alvo de reintegração de posse no mês passado. O trânsito no local já foi liberado.

Os manifestantes bloquearam a Avenida Beira-Mar, causando engarrafamento no local. Para dispersar o grupo, a PM usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta, causando um correria, gritaria e um tumulto generalizado na região. Em imagens de O ESTADO (assista abaixo), é possível ver um homem sendo atingido por uma bomba e caindo no chão. Em outro momento, manifestantes são acuados com spray de pimenta.

Casos - Em um protesto no início do mês passado, os moradores já haviam entrado com confronto a tropa de choque. Na ocasião, em vídeo publicado por O ESTADO, foi possível ver um policial militar atirar uma bomba de gás lacrimogêneo na direção de uma mulher que carregava uma criança nos braços. Indefesos e distantes dos manifestantes os dois caíram na faixa central da Avenida Beira-Mar. A criança do vídeo foi levada para o Hospital Djalma Marques (Socorrão I).

A última manifestação, antes da ocorrida hoje, foi no dia 2 deste mês, em que os moradores da Vila Nestor, após pressão bloqueando a via, conseguiram ser recebidos por Flávia Alexandrina, secretária de Cidades, e Francisco Gonçalves, secretário de Direitos Humanos.

Na reunião, o acordo firmado foi de que todas famílias da Vila Nestor passariam com um recadastramento. Seria analisada se elas estão, realmente, em situação de vulnerabilidade social. Caso o acordo não fosse cumprido, segundo Nestor da Silva, líder comunitário, eles entrariam em confronto novamente com a PM.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.