Uma multidão de devotos em procissões e romarias é esperada nos dois últimos dias do Festejo de São José de Ribamar, que, este ano, teve como tema São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, 100 anos de evangelização. O evento teve início na sexta-feira, dia 28 de agosto, e se encerra amanhã, com grande procissão. Hoje já faz nove dias de celebrações e são esperadas, somente para este fim de semana, cerca de 100 mil pessoas.
São nos dois últimos dias que a maior festa religiosa do Maranhão costuma atrair mais devotos ao Santuário de São José de Ribamar. Fiéis que não puderam participar do evento no início das celebrações e turistas aproveitam para participar do evento no fim de semana. Eles vão pagar promessas, participar de louvores na cidade balneária, pedir bênçãos e agradecer as dádivas alcançadas, graças ao santo.
Tranquilidade - De acordo com o padre Cláudio Roberto, a ausência de bebidas e festas próximas ao santuário é um dos motivos pelos quais muitas famílias têm sido atraídas para as celebrações do Festejo de São José de Ribamar. "Sabendo que será uma festa tranquila, as famílias têm participado muito dos festejos a São José de Ribamar. É uma alegria ver que fiéis de todas as idades participam do evento sem violência, sem bebidas e sem perturbações. O Festejo de São José de Ribamar é uma festa para a família", disse.
Para hoje e amanhã, é esperado um público de aproximadamente 100 mil pessoas, segundo o padre Cláudio Roberto. Mais de 50 missas e romarias estão na programação durante os 10 dias de festejo. "A Igreja de São José tem sido um espaço de grandes manifestações divinas, com grandes milagres, curas e bênçãos", afirmou o padre. A Romaria Marítima deve acontecer hoje, com saída às 8h do santuário religioso da cidade balneária. Amanhã, o evento será encerrado com a realização das tradicionais procissão e missas campais.
ROMARIA
Acontece hoje a Romaria dos Motoqueiros, quando é esperado um público de 10 a 15 mil romeiros na cidade balneária. A concentração é tradicionalmente à noite, na Praça do Rodão, localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, de onde os motoqueiros partem em direção à Praça da Matriz em São José de Ribamar, pela MA-201. Essa é a 30ª edição do evento, que reúne motociclistas do Maranhão e de outros estados.
O evento independente receberá o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que atuará no disciplinamento e orientação do trânsito, entre a entrada da Forquilha e o bairro Maiobinha, área sob jurisdição do município de São Luís. Já na MA-201, também conhecida como Estrada de Ribamar, os romeiros receberão o apoio da operação policial intitulada Romaria dos Motoqueiros Padrão 2015. Durante todo o trajeto, os romeiros serão acompanhados por equipes de motocicletas de polícia militar e viaturas, que ficarão postadas em locais estratégicos do percurso.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.