Padroeiro do Maranhão

Grande procissão encerra festejo de São José de Ribamar

Maior festa religiosa do estado iniciou dia 1º deste mês e contou com vasta programação, repleta de momentos celebrativos com grande participação popular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

SÃO LUÍS- Uma grande procissão marcou o encerramento das comemorações do festejo de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, deste ano. A festa, que teve como tema “Amazônia: Igreja, missão e ecologia”, iniciou dia 1º deste mês e mais uma vez provou ser a maior festa religiosa do estado. O cortejo de encerramento é sempre um dos mais esperados pelos devotos, pois é quando ocorre a cerimônia de descida da imagem original do santo, que segue em procissão, sempre acompanhado por milhares de fiéis de diversas cidades do Maranhão e também de outros estados.

Durante o mês o festejo contou com vasta programação oficial, repleta de momentos celebrativos com grande participação popular, como as missas, novenas e romarias. Uma das mais famosas é a Grande Romaria Caminho de São José que sai de São Luís e segue pela MA-201 (Estrada de Ribamar) em direção à cidade balneária, em uma longa caminhada que inicia na Igreja Nossa Senhora do perpétuo Socorro, na Cohab até o santuário ribamarense. Esta romaria foi realizada no fim de semana passado e reuniu uma multidão de fiéis.

Programação
No último dia de celebrações, a programação iniciou às 6h com uma missa na praça do santuário. O dia teve ainda muitos batizados de crianças e outras missas. No entanto, o ponto alto foi mesmo a procissão de São José de Ribamar, que percorreu as ruas da cidade balneária levando a imagem do padroeiro do Maranhão em um momento de fé e devoção dos católicos.

Após o cortejo, os fiéis assistiram à missa de encerramento, realizada na Praça do Santuário. No mesmo local ocorreu a programação cultural da última noite do festejo. O padre Gutemberg Feitosa, vice-reitor do Santuário de São José de Ribamar, faz um balanço dos dias de festa. “A procissão de hoje é o ápice das celebrações que iniciaram há um mês, pois é a única com a presença da imagem original que foi descida do altar na noite de sábado. Este momento para nós é muito importante pois reforça nossa compreensão da necessidade da reflexão de que Deus nos convida a viver sua palavra por meio do exemplo de São José.

Este é o segundo ano que o festejo ocorre desde o dia primeiro de setembro e nossa avaliação é muito positiva de todo o processo que contou com a participação de muitos devotos de São José em toda nossa programação

A doméstica Roseli da Luz, de São Luís, disse que para ela, esse momento é o mais bonito da festa. "Venho todos os anos e sempre me emociono, pois para mim essa procissão e a missa celebrada depois são momento em que faço minha comunhão com Deus e São José”, destaca.

“Vim pagar uma promessa por uma graça alcançada em nome de São José. Eu só tenho a agradecer pois venci um problema de saúde”, relatou a professora Carmen Santana.

Procissão São José de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.