Teatro

Fazendo teatro em São Paulo

Espetáculo “As três fiandeiras” será apresentado hoje em São Paulo dentro da programação do 23º Programa Nascente, da Universidade de São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Espetáculo "As Três Fiandeiras" participa d programação do 23º Programa Nascente
Espetáculo "As Três Fiandeiras" participa d programação do 23º Programa Nascente (As três fiandeiras)

A trupe maranhense dos grupos teatrais Xama Teatro e Petite Mort fará hoje, em São Paulo, apresentação do espetáculo “As três fiandeiras”, dentro da programação do 23º Programa Nascente, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP).

O espetáculo foi selecionado entre 505 trabalhos de teatro, música e artes visuais para compor a programação do evento. A atriz e professora Gisele Vasconcelos, uma das integrantes da montagem, explica que a inscrição só foi possível porque em 2015 foi aberta, na área teatro, a categoria Interpretação Individual na qual o ator ou atriz apresenta um trabalho completo de construção de personagem. “Essa categoria permite a participação de pessoas externas à Universidade de São Paulo na peça, além do candidato. Por ser aluna de lá, consegui inscrever o espetáculo, que para nossa felicidade, foi selecionado”, festeja a atriz que é aluna da pós-graduação da instituição e cujo espetáculo compõe o seu trabalho de doutorado que versa sobre o ator contador.

“As três fiandeiras” foi finalista na categoria melhor interpretação pelo trabalho da atriz Gisele Vasconcelos. Para a seleção no programa foi analisado em vídeo, produzido por Beto Pio, do trabalho de interpretação da personagem Isadora e seu desdobramento na personagem Chica, da peça “As Três Fiandeiras”. No desafio de montar um novo espetáculo, Isadora interpreta a personagem Chica, uma rendeira que se lança ao mar em busca de seu filho caçula.

Para dar vida ao espetáculo viajaram para São Paulo as atrizes Renata Figueiredo, Rosa Ewerton e Gisele Vasconcelos, além do diretor Igor Nascimento e do músico Gustavo Correia. Este último fará a trilha sonora da montagem ao vivo.

O espetáculo “As três fiandeiras” estreou em São Luís, no Casarão Angelus Novus, em abril deste ano. No último domingo, o grupo fez uma apresentação para convidados no Cine Teatro da Cidade.

Pesquisa - Gisele Vasconcelos explica que “As Três Fiandeiras” compõe sua pesquisa de doutorado na ECA/USP, intitulada “Ator-Contador: a narrativa em performance”. “Vi nesse Programa uma oportunidade de apresentar o trabalho prático dessa pesquisa, que é o espetáculo “As Três Fiandeiras” além de todo o processo de criação, com foco no trabalho do ator contador”, destaca Gisele Vasconcelos.

O trabalho de cunho teórico-prático teve início em 2012, impulsionado pela busca de uma obra autoral e de procedimentos criativos que pudessem explorar a atuação dos atores contadores na cena teatral. “Quando perguntamos qual obra deveríamos montar para desenvolver uma investigação que pudesse dar conta desse desafio - que envolve a escrita teatral e o trabalho do ator contador -, uma série de inspirações, sonhos, mensagens, imagens, ressonâncias, nos levaram ao caminho que culminou na montagem de ‘As Três Fiandeiras’. Da árdua tarefa de transformar sonho em realidade e realidade em sonho, partimos para uma escrita conjugada que colocou o autor, o diretor e as atrizes como produtores de uma mesma obra”.

Para levar o espetáculo para São Paulo, o grupo teve de arcar com as despesas de passagens e diárias. “Para isso temos o apoio da Fapema, por meio do edital Apec, do prêmio em dinheiro do programa, da cessão da residência da atriz Aurea Teixeira para hospedagem da equipe e de recursos próprios do Grupo Xama Teatro”, explica Gisele Vasconcelos. O Programa Nascente oferece os serviços de produção local do evento referente à cessão da pauta do teatro, equipamentos de luz e som e divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.