São Bento

Sete presos serram as grades e fogem de delegacia em S. Bento

Fuga ocorreu durante a madrugada; fugitivos estão sendo procurados na região

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Sete presos conseguiram fugir durante a madrugada de ontem da delegacia de São Bento. Eles serraram as grades da cela. Segundo a polícia, este é o sexto caso de fuga de apenado no estado somente este mês. No Complexo Penitenciário de Pedrinhas foram três registros. Os outros três casos de fuga ocorreram no interior do estado sendo um na Delegacia de Davinópolis, no dia 17, na Delegacia Regional de Imperatriz, dia 19, e ontem em São Bento.

O delegado de São Bento, Márcio Oliveira, informou que os presos utilizando serras conseguiram cortar as grades da cela e aproveitaram o momento de distração dos agentes da Polícia Civil para fugir. Ainda ontem, o fato foi comunicado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário e também foi aberto um inquérito policial para apurar se houve negligência por parte dos policiais que estavam de plantão.

Márcio Oliveira informou ainda que após a ocorrência os homens da Polícia Militar e da Civil passaram a realizar buscas pelas localidades com o objetivo de recapturar os fugitivos, mas até a tarde de ontem não tinham obtido sucesso. As grades das celas da delegacia passaram por reformas e reforço para evitar esse tipo de ocorrência. “O nosso objetivo no momento é conseguir recapturar esses fugitivos. Cercamos toda a região para evitar que esses apenados possam fugir da Baixada Maranhense”, declarou o delegado.

Outras fugas - Doze presidiários do bloco F1 da cela 9 tentaram fugir da Penitenciária de Pedrinhas, mas não conseguiram devido o corpo de segurança interna dessa unidade prisional ter descoberto o plano, no último domingo. Eles chegaram a fazer um buraco na cela. Os internos vão responder pelo Processo Disciplina Interno (PDI) e também foi aberto um procedimento administrativo para apurar se houve falhas de funcionário da Sejap, principalmente no decorrer das revistas no presídio.

Já no dia 20, os apenados Raimundo Bruno de Oliveira Martins, Jeferson Leandro Pereira, Luan Anderson Costa, Jean da Silva Santos e Fernando Jorge Freire Correia fugiram do Centro de Classificação, Observação e Triagem de Pedrinhas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) por meio de nota a imprensa, mas não informaram as circunstâncias dessa fuga.

Na manhã do dia 18, dois internos fugiram da Penitenciária de Pedrinhas durante o banho de sol. Eles pularam o muro, mas foram recapturados nas proximidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pelas guarnições do Batalhão de Choque e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop). Em nota enviada a imprensa, a Sejap declarou que outro interno do bloco F2, Francisco das Chagas Cosmo da Costa tentou fugir do presídio, mas foi detido ainda dentro do complexo, no pátio do Presídio São Luís II.

No dia 17, o detento José de Ribamar de Sousa Lopes Júnior, acusado de assalto a mão armada, tentou fugir quando estava sendo transferido da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis para a Delegacia Regional em Imperatriz da viatura da Sejap. Na 10º Delegacia Regional de Imperatriz, seis internos iriam fugir na madrugada do dia 19 por meio de um buraco feito na cela 6, que estava coberta com areia e sabão. Os agentes penitenciários acabaram descobrindo o rombo durante uma revista de rotina.

Número

6

ocorrências de fuga já foram registradas este mês no estado, sendo três em Pedrinhas, uma em Davinópolis, outra em Imperatriz e a última ontem, em São Bento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.