Negociação

Irã e potências estendem mais uma vez prazo para acordo nuclear

Negociações que deveriam ter sido encerradas ontem foram estendidas até a próxima sexta-feira, 10; para assinar um acordo final, o Irã exigiu o fim do embargo de armas colocado pela ONU; Por outro lado, as seis potências não pretendem ceder

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(Negociação de potências com o Irã, em Viena)

Viena - Em meio a impasses, o Irã e seis grandes potências decidiram estender mais uma vez as negociações sobre o programa nuclear da república islâmica. O prazo para um acordo definitivo já havia sido estendido previamente de 30 de junho para ontem.

"Estamos continuando as negociações pelos próximos dias. Isso não significa que estamos estendendo nosso prazo", disse ontem a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini. "Estamos interpretando de uma maneira flexível o nosso prazo, o que significa que estamos usando o tempo, os dias que ainda precisamos, para finalizar o acordo." As delegações de diplomatas devem prosseguir com as negociações nucleares em Viena, na Áustria, até sexta-feira (10).

Trabalho nuclear - O acordo discutido entre Irã, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos tem o objetivo de frear o trabalho nuclear de Teerã por uma década ou mais, em troca de alívio nas sanções sobre a exportação do petróleo iraniano, que prejudicaram a economia.

Para assinar um acordo final, o Irã exigiu das potências o fim do embargo de armas colocado pela ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país devido a seu programa de construção de mísseis balísticos.

Estamos interpretando de uma maneira flexível o nosso prazo, o que significa que estamos usando o tempo, os dias que ainda precisamos, para finalizar o acordo" Federica Mogherini, chefe de política externa da União Europeia
Por outro lado, as seis potências não pretendem ceder. Teme-se que, com as armas e os mísseis, o Irã se torne uma ameaça a seus vizinhos e a Israel. Os negociadores perderam o prazo inicial de 30 de junho para um acordo final sobre a questão e haviam anunciado a extensão das negociações para até ontem.

Negociações - União Europeia informou ontem que estendeu a suspensão de sanções ao Irã até 10 de julho para permitir que as negociações em andamento para um acordo nuclear de longo prazo possam ser bem-sucedidas.

O Irã e o G5+1 chegaram a consensos em várias posições na grande maioria dos pontos estabelecidos para as negociações nos últimos 20 meses, embora ainda continuem pendentes temas como a forma de suspender as sanções internacionais que pesam sobre o Irã.

Também ainda está sendo debatido o nível e o alcance das inspeções da ONU na República Islâmica para checar o cumprimento do acordo. Este tratado, que terá um corpo geral de 20 páginas e cerca 60 de anexos, prevê limitações ao programa nuclear iraniano durante pelo menos uma década.

EUA - Por outro lado, uma autoridade americana garantiu que as restrições impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as "vendas de armas e mísseis" serão mantidas em caso de um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

"Estamos falando essencialmente de medidas sobre as armas e os mísseis que foram inclusas nas resoluções (do Conselho de Segurança) das Nações Unidas no quadro do programa nuclear do Irã", declarou a fonte, acrescentando que essas "restrições sobre as armas e mísseis serão mantidas como parte de um possível acordo".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.