TERRORISMO

EI lança ofensiva sobre cidades estratégicas no norte da Síria

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico entraram novamente ontem na cidade curdo-síria de Kobane, da qual haviam sido expulsos em janeiros pelos combatentes curdos; o grupo executou pelo menos 20 curdos, incluindo mulheres e crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(Fumaça sobe na cidade de Kobane após ataque do EI)

Síria - A facção radical Estado Islâmico (EI) lançou uma ofensiva surpresa ontem sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria: Kobane e Hasake.

Em Kobane, reduto curdo que resistiu ao avanço da milícia após meses de combate ao longo de 2014, os milicianos avançaram logo de manhã disfarçados com uniformes e bandeiras do Exército Livre da Síria, outro grupo de oposição ao regime do ditador Bashar Assad.

O moral do EI ruiu após os avanços nas áreas rurais de Raqq. Eles estão tentando aumentar o moral de seus combatentes e apoiadores, e mostrar que ainda têm força e podem atacar outras áreas", Redur Xelil, porta-voz das tropas curdas
A facção detonou dois carros bomba, um dentro da cidade e outro em um posto de fronteira com a Turquia, deixando pelo menos 40 pessoas feridas. Além disso, milicianos executaram ao menos 20 civis curdos e feriram outras 15 na aldeia de Barj Butan, ao sul de Kobane.

Após a ofensiva, tropas curdas, apoiadas por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, enfrentavam os combatentes do EI. Alguns feridos atravessaram a fronteira com a Turquia em busca de atendimento médico.

Controle - Simultaneamente, O EI atacou a cidade de Hasake, cujo controle é dividido pelas tropas curdas e pelo regime sírio. Os combatentes avançaram sobre partes no sul da cidade, tomando o controle de alguns distritos.

De acordo com a TV estatal síria, milicianos expulsaram moradores de suas casas, executando algumas pessoas e detendo outras. Há algumas semanas, a facção havia tentado avançar sobre a cidade, mas foi impedida pelas tropas do regime.

Os dois ataques surpresas ocorrem após alguns recuos do EI, incluindo derrotas próximo a Raqqa, capital do califado proclamado pela facção em agosto em regiões da Síria e do Iraque.

"O moral do EI ruiu após os avanços nas áreas rurais de Raqqa", disse ao jornal britânico "The Guardian" o porta-voz das tropas curdas, Redur Xelil. "Eles estão tentando aumentar o moral de seus combatentes e apoiadores, e mostrar que ainda têm força e podem atacar outras áreas."

Fronteira - Hasake, capital de uma província na fronteira com a Turquia, fica na região nordeste da Síria, onde algumas áreas são controladas pelas forças curdas. A ofensiva do EI em Hasake começou na quarta-feira com um atentado suicida contra um posto de controle do governo. Mais tarde, o grupo jihadista assumiu o controle de dois bairros na zona sul da cidade.

"Os civis dos bairros fogem para o norte da cidade, controlado pelos curdos. Continuam os violentos combates com bombardeios dos dois lados", afirmou o OSDH."Os jihadistas cometeram um ataque suicida na área próxima ao posto de fronteira com a Turquia e pelo menos cinco pessoas morreram", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane. "Depois começaram os combates intensos e há corpos nas ruas", completou, sem divulgar um balanço preciso.

Devastação - Kobane, na fronteira com a Turquia, foi devastada pelos combates entre jihadistas e curdos que começaram no fim de 2014. Em janeiro de 2015, após quatro meses de combates, os jihadistas, que estiveram perto de assumir o controle da cidade, foram derrotados.

A ofensiva do EI nas áreas curadas do norte da Síria acontece depois de uma série de derrotas jihadistas na província de Raqa, em particular a perda da cidade de Tall Abyad, que permitia ao grupo extremista sunita transportar armas e combatentes a partir da Turquia.

Ao mesmo tempo, uma coalizão rebelde que tem a participação do braço sírio da Al-Qaeda iniciou ontem um ataque contra a cidade de Deraa (sul), segundo o OSDH. A coalizão, que também tem a presença de combatentes do grupo islamita Ahrar al-Sham, bombardeou áreas leais ao regime.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.