Festa do Divino

Festa do Divino prossegue sem o apoio do governo em Alcântara

Neste fim de semana acontecerá o ponto alto do tradicional festejo na cidade maranhense; nesta sexta-feira, ocorre a Corrida dos Bois, às 15h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
O tradicional Festejo do Divino Espírito Santo acontece desde a o dia 13, em Alcântara (Foto-Divulgação)
O tradicional Festejo do Divino Espírito Santo acontece desde a o dia 13, em Alcântara (Foto-Divulgação) (Cortejo do Divino na cidade de Alcântara)

O tradicional Festejo do Divino Espírito Santo, que acontece desde a o dia 13, em Alcântara, será encerrado segunda-feira, 25, mas o ponto alto do evento acontece neste fim de semana. Hoje, a programação será iniciada às 15h30, com a Corrida dos Bois. Este ano, a festa de caráter secular tem como tema Divino da Paz e está sendo realizada pela comunidade de Alcântara e com patrocínio oficial da Prefeitura Municipal, sem o apoio do Governo do Estado ( veja correlata).

Após a Corrida dos Bois – uma das atrações da festa -, acontecerá, às 19h30, missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e, às 21h, é a vez da visita do Mordomo-Baixo ao Império. Amanhã, a programação será iniciada com a entrega das esmolas aos idosos, às 9h. À noite será celebrada outra missa, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Às 21h30 acontecerá a visita do Imperador aos Mordomos.

Já no domingo a programação começa às 9h, com Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, seguida do Cortejo do Império e Mordomos pelas ruas da cidade, retornando à Casa do Divino. Às 17h é a vez da Procissão da Santa Crôa e a Leitura do Pelouro para os festeiros de 2016. O encerramento oficial do Festejo do Divino Espírito Santo será na segunda-feira, 25, com a entrega dos postos aos novos festeiros do próximo ano, às 9h.

Conforme a tradição, a festa do Divino gira em torno do Império ou Reinado. Crianças representando a Corte Imperial usam trajes de nobres e são tratadas como tais durante os dias da festa. O Império do Divino se estrutura de acordo com a hierarquia, no topo da qual estão o imperador ou a imperatriz. Abaixo se posicionam os mordomos-régios e as mordomas-régias e o mordomo-mor e a mordoma-mor.

Patrimônio – Desde 2013, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) notificou a prefeitura e a secretaria municipal de Cultura de Alcântara para que fosse iniciado o processo de registro para o reconhecimento do Festejo do Divino Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Mas, apenas durante a abertura oficial do feste este ano, o prefeito de Alcântara, Domingos Araken, anunciou que já foi iniciado o processo para que o ritual se torne um patrimônio imaterial do país, da mesma forma como já é o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula, que são expressões da identidade do povo maranhense.

A primeira etapa para que a festa seja transformada em patrimônio imaterial é a coleta de assinaturas de pessoas que reconhecem a importância de o ritual ser caracterizado como esse tipo de patrimônio. Em seguida, esse livro de assinaturas é entregue ao Iphan e uma equipe multidisciplinar formada por historiadores, antropólogos e outros profissionais iniciam o trabalho de coleta de dados e informações a respeito da festa. Todo esse trabalho pode se estender ainda por alguns anos.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

15h30 - Corrida dos bois

19h30 - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo

21h - Visita do Mordomo-Baixo ao Império: Jadson Felipe A. Borges

Amanhã

9h - Entrega das esmolas aos idosos

19h30 - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo

21h30 - Visita do Imperador Antônio Atanázio Lima aos Mordomos

Domingo (24)

9h - Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, seguida do Cortejo do Império e Mordomos pelas ruas da cidade, retornando à Casa do Divino

17h - Procissão da Santa Crôa e a Leitura do Pelouro para os festeiros de 2016

Segunda-feira (25)

9h - Entrega dos postos aos novos festeiros de 2016

Comissão lamenta omissão do governo

Representantes da comissão organizadora da Festa do Divino Espírito Santo, em Alcântara, se manifestaram ontem contra a falta de apoio do Governo do Maranhão para a promoção do tradicional festejo. De acordo com os idealizadores do evento, se não houvesse o apoio da Prefeitura e da comunidade seria impossível a realização da festa.

De acordo com Valdecy Cantanhede, membro da comissão organizadora da Festa do Divino Espírito Santo, a comunidade alcantarense “provou o seu valor” ao fazer uma festa glamorosa e sem qualquer apoio do Governo do Estado. “Em nenhum momento, fomos procurados por qualquer representante da Secretaria de Estado da Cultura [Secma]. Portanto, tivemos que nos virar e graças a Deus conseguimos superar as dificuldades”, disse.

Cantanhede revelou que foram investidos cerca de R$ 40 mil somente para a promoção do evento este ano. “Trata-se de um grande investimento, cujo papel do poder público municipal foi fundamental. Gostaria que Governo do Estado se pronunciasse sobre as razões para a falta de apoio para uma das festas mais tradicionais do Maranhão”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.