Surto

Sintomas da dengue e de outras doenças confundem população

Infectologista explica diferença entre dengue e o eritema infeccioso que têm sintomas bem parecidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Inchaço nas pernas e manchas na pele são sintomas do eritema
Inchaço nas pernas e manchas na pele são sintomas do eritema (surto de viroses)

A coincidência de sintomas da dengue com o eritema infeccioso, doenças que têm acometido centenas de pessoas em São Luís, está confundindo a população. O médico Alfredo Passalacqua, infectologista do Hapvida Saúde, faz um alerta importante para que não se confunda as doenças, pois isso pode trazer riscos para a saúde.

Normalmente, quando a dengue está no início, a pessoa tem sintomas como dores musculares, retro ocular e nas articulações, sendo as dores musculares as mais intensas. Além disso, as manchas vermelhas normalmente aparecem depois do período de febre. Mas, no eritema infeccioso, as dores articulares são mais comuns, sobretudo nas mulheres, que também apresentam inchaços. O eritema pode começar com diarreia, vômito e desaparece, mas pode aumentar com o exantema (manchas vermelhas) e febre baixa.

Por serem semelhantes, a diferenciação não é fácil, mas o aparecimento das manchas vermelhas podem ser um sinal, já que na dengue o início da vermelhidão é no corpo e o eritema infeccioso aparece primeiro no rosto. Uma das formas de diagnosticar com mais precisão é através dos exames laboratoriais, com sorologia do parvo vírus B19.

"É preciso ter mais cuidado durante a gravidez, pois o eritema infeccioso pode ocasionar uma crise aplástica transitória, quando há um bloqueio na produção de hemácias na medula e, a partir do segundo trimestre de gestação, pode causar anemia fetal", alerta o médico infectologista. Entre as principais características da doença, destacam -se: dor de cabeça, vômito, diarreia, coriza, sintomas de gripe, exantema, febre baixa, dores articulares (principalmente nas mulheres) e inchaço.

Esse vírus é extremamente resistente ao meio ambiente. A transmissão pode ser através da saliva e objetos manipuláveis, como maçanetas, telefones, canetas, corrimão. O período de maior transmissão é quando aparecem os primeiros sintomas, mas eles podem ser confundidos com outras doenças. Na fase em que as manchas vermelhas aparecem o contágio é menor, mas, como ainda há o risco, o ideal é não ter contato com outras pessoas, principalmente grávidas e crianças, pelo menos até que a vermelhidão desapareça. O período de evolução da doença é em torno de uns quatro ou cinco dias, mas, dependendo do caso, pode demorar um pouco mais.

As crianças são as mais atingidas por causa da forma de transmissão, tendo em vista o contato com outras crianças e objetos contaminados através de saliva. Normalmente as crianças começam a ter febre e, com ela, aparecem os sinais de exantema na face, com as bochechas mais vermelhas - com padrão redilhado - e palidez ao redor da boca. No adulto, as manchas não são tão específicas e podem aparecer com pequenos pontos vermelhos.

Não tem vacina para esse tipo de doença e o tratamento é repouso, hidratação, e medicação, como paracetamol e dipirona, para reduzir os sintomas de febre e dores.

É difícil falar-se em prevenção nesse mal, já que o vírus é resistente e a forma de transmissão é rápida. A recomendação é que, quem começar a apresentar os sintomas, fique isolado para evitar o contágio de outras pessoas.Normalmente essas doenças transmitidas por vias respiratórias aparecem mais no período de inverno, por causa do maior contato entre as pessoas e a mudança climática.

SINTOMAS

DENGUE

No início, a pessoa tem dores musculares, retro ocular e nas articulações, sendo as dores musculares as mais intensas, manchas vermelhas normalmente aparecem depois do período de febre

ERITEMA INFECCIOSO

Dores articulares são mais comuns, sobretudo nas mulheres, que também apresentam inchaços. Pode começar diarreia, vômito e desaparece, mas pode aumentar com o exantema (manchas vermelhas) e febre baixa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.