A cidade Rio de Janeiro foi fundada em 1° de março de 1565. Assim sendo, no mês próximo passado, completou 450 anos. Foi capital do Brasil.
Em 1971, impulsionado pela prestação de serviços advocatícios, fui, pela primeira vez, à cidade Rio de Janeiro. Assim, pude contemplar a sua beleza. Ela é, sem dúvida, muito linda.
Naquela oportunidade, dentro dela caminhei bastante. Não percebi nenhum fato motivado pelo ódio, pela violência contra a integridade física de alguém ou contra a vida humana.
Percebi, sim, dentro dela a cordialidade entre as pessoas, que assim me passaram o sentimento imprescindível para que todas as pessoas vivam num clima de completa tranquilidade e felicidade.
Olhei bastante as suas paisagens naturais e as construídas em elevado nível arquitetônico. Eis aí as forças da natureza e as da arquitetura, todas, portanto, unidas, formando, desse modo, a imensa beleza da cidade Rio de Janeiro.
O denominado Pão de Açúcar, o Corcovado, a floresta da Tijuca e as praias de Copacabana e Ipanema atraem muitos olhares e lhes provocam encantamento.
Ela abriga um lindíssimo acervo histórico e arquitetônico, que merecem, hoje, mais que antes, completa conservação e proteção, em respeito especial ao povo brasileiro.
A cidade Rio de Janeiro foi sede do Governo Colonial e Capital do Brasil de 1822 a 1960. Merecia e merece até hoje assim continuar, como palco da completa história do Brasil.
Dispõe de muitos teatros que têm histórias que revelam nomes que se tornaram imortais. É a sede da Biblioteca Nacional.
Tem vários palcos onde muitos compositores e cantores estão registrados como os melhores até hoje.
Na cidade Rio de Janeiro está, até hoje, a sede da Academia Brasileira de Letras, cuja história dignifica a inteligência e a cultura do povo brasileiro na sua luta pelo melhor na vida.
Tem à disposição do povo o seu Estádio do Maracanã, inaugurado na Copa do Mundo de 1950. Excelente obra para todos, como eu, admiradores eternos do futebol no mundo inteiro.
É sede da Associação Brasileira de Imprensa, cuja história demonstra, sem dúvida, a sua grandeza, a sua importância para todos os brasileiros e para todas as brasileiras.
É também sede do Instituto dos Advogados Brasileiros, fundado em 1843, e que sempre funcionou em defesa do Estado Democrático de Direito e seus princípios fundamentais.
Em 1930 foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, cuja sede funcionou na cidade Rio de Janeiro até o ano de 2003. Sempre prestou excelente apoio aos advogados. A sua sede, hoje, é em Brasília (DF).
Rio de Janeiro é, sem dúvida, além de muito bela, local adequado para muitos bons negócios, de conteúdos técnicos e científicos em favor da humanidade.
A cidade Rio de Janeiro merece continuar sendo bela e uma excelente atração para todas as pessoas no mundo interessadas pela paisagem melhor, não só da natureza, como também a construída pelos seres humanos.
Ela tem magnífico espaço na história do Brasil. Merece ser sempre assim lembrada e respeitada. Vale muito pelo que já foi, é e poderá ainda ser. Ela é uma brasileira pura e que nasceu no meio da natureza muito bela. Para não gostar dela somente o sujeito impulsionado pelo ódio e pela inveja.
Cidade Rio de Janeiro! Já estive dentro de ti. Estás dentro de mim. Assim, vou seguir até ao fim de minha vida. Aqui estou por ti e para ti. Peço a Deus poder assim continuar.
Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras
E-mail: jcss@elo.com.br
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.