Valorizando o Centro Histórico

Atualizada em 11/10/2022 às 13h05

O ex-deputado e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer Joaquim Haickel (PMDB) fez ontem uma série de observações e levantou um interessante debate sobre a proposta do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís de, em parceira, revitalizar o Centro Histórico da capital.
Para ele, mais do que boa vontade, são necessárias algumas medidas importantes para garantir que o cidadão comum volte a frequentar a área - que se propõe um atrativo turístico da capital maranhense.
"Se os governos municipal e estadual querem realmente valorizar o Centro Histórico da cidade de São Luís, que instalem nele os escritórios de seus órgãos administrativos, que incentivem a ocupação comercial dessa região e realizem o repovoamento habitacional dessa área tão importante de nossa cidade", opinou.
A manifestação de Haickel veio no mesmo dia em que a Prefeitura de São Luís anunciou o início de obras de revitalização daquele cartão postal da cidade. Ontem, foi realizado trabalho de limpeza e lavagem das ruas e escadarias, varrição e coleta, manutenção da iluminação pública, poda de árvores e restauração do calçamento.
O município informou, ainda, que há a previsão de intensificação de ações de promoção do turismo no local.

Mapeamento

Dos 29 deputados estaduais que os partidos de oposição têm no papel para a próxima legislatura na Assembleia Legislativa, apenas cinco deverão está empenhados em fazer um embate como oposição.
Outros quatro devem adotar uma linha mais independente em relação ao grupo que hoje está no poder no Maranhão.
Os demais estão só esperando ser chamado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para que se declarem dinistas desde sempre.

Postura

O "núcleo duro" da oposição deverá ser formado pelos deputados Adriano Sarney (PV), Andrea Murad (PMDB), Souza Neto (PTN), Roberto Costa (PMDB) e Edilázio Júnior (PV).
Nesse grupo, poderá entrar ainda a deputada Nina Melo (PMDB) mais para defender o pai, o deputado Arnaldo Melo (PMDB).
Já os deputados César Pires (DEM), Max Barros (PMDB), Zé Inácio Rodrigues (PT) e Antônio Pereira (DEM), que devem adotar posturas independentes, não dirão "amém" a tudo.

Retorno

O retorno de pelo menos um funcionário ao Detran, no novo governo, tem deixado alguns servidores preocupados.
Afonso Ligório foi afastado das suas funções pelo ex-diretor André Campos (PMDB), após uma tentativa de agressão dentro do órgão.
E agora deve reassumir seu posto com a mudança de comando.

Meio ambiente

O senador eleito Roberto Rocha (PSB) é atualmente o homem mais influente na área de meio-ambiente no Maranhão.
É da cota do socialista a indicação de Marcelo Coelho para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
Coelho era titular da Secretaria de Agricultura de São Luís, mas, para não perder espaço no município, Rocha indicou o cunhado, Marco Aurélio Diniz, para o Meio Ambiente da capital.

Atrasado

Servidores da Prefeitura Municipal de Pindaré-Mirim reclamam que até hoje não receberam os salários do mês de dezembro.
Eles cobram do prefeito Walber Furtado o pagamento do atrasado.
Os professores do Município, por exemplo, ameaçam não retornar às salas de aula após o período de férias se não receberem os salários.

Reapareceu

Depois de desistir da disputa eleitoral de 2014 e submergir em silêncio profundo a respeito do cenário político, o ex-titular da Sinfra, Luis Fernando Silva, reapareceu ontem.
Ele visitou o ex-adversário, governador Flávio Dino (PCdoB), para "conhecer" os projetos que devem ser implantados pela atual administração.
Com o gesto, Luis Fernando ensaia uma aproximação, já especulada, com o comunista.

Oposição?

No dia 20 de dezembro do ano passado, O Estado ouviu Luis Fernando a respeito dos rumos políticos que ele iria seguir a partir de então.
O peemedebista afirmou que não teria como fazer oposição naquele momento, e disse que a sua postura seria a de torcida pelo governador Flávio Dino.
Ele também não assegurou se permaneceria no PMDB ou se disputará a eleição 2016, dizendo que só este ano trataria do assunto.

Coerência

No mesmo dia em que o ex-pré-candidato a governador Luis Fernando Silva apareceu ao lado de Flávio Dino, o senador Lobão Filho reafirmou sua posição política.
O peemedebista criticou Dino pela postura de oposicionista, que adota mesmo depois de ter assumido o governo.
Com excelente performance nas eleições, com quase 1 milhão de votos, Lobão Filho é apontado, apesar de negar, como futuro líder da oposição no estado.

Sem melhoria

No ano passado, o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) aumentou a tarifa de ônibus da capital maranhense com o compromisso de promover melhorias no sistema de transporte público.
O prefeito prometeu ampliar a frota de ônibus e substituir 250 veículos velhos ainda em circulação.
Até o momento, no entanto, apenas 31 novos ônibus foram entregues à população.

Data

Definida a data do recadastramento dos funcionários ativos e inativos da Câmara Municipal de São Luís.
A partir de hoje até o dia 23 deste mês, quem trabalha no Legislativo deverá preencher formulário atualizando dados.
Os que não se apresentarem dentro do prazo estabelecido terão cortados os vencimentos e, em seguida, serão exonerados.

E mais

Após o recadastramento, será iniciada a série de demissões na Câmara Municipal, por decisão judicial.

O ex-prefeito Luis Fernando pode mesmo acabar se transferindo para um partido da base do governador Flávio Dino.

O senador eleito Roberto Rocha procura aliados para fortalecer o PSB, isolar os Tavares no partido e começar a marcar posição a partir de 2016.

Agora na condição de suplente, Lobão Filho pode retornar ao Senado já a partir de fevereiro, com uma possível licença do senador Edison Lobão.

Com as chuvas "batendo à porta" de São Luís, a Prefeitura resolveu, finalmente, fazer a limpeza dos bueiros, galerias e canais da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.