Ser uma mãe extremamente dedicada aos filhos é uma característica que define bem a empresária Petrúcia Costa Dias. Hoje, ela é dona de vários empreendimentos em São Luís e tem planos para lançar mais um até 2015. Mas, apesar do sucesso no ramo dos negócios, sua principal conquista é a sua grande família, à qual se dedicou por completo antes de se tornar empresária.
Petrúcia Dias é mãe de quatro filhos - Polênia (41), Joaquim Vieira Filho (38), Pollyana (34) e Francisco José (32) - e por muitos anos deixou de lado os próprios sonhos de trabalhar e abrir um negócio para se dedicar apenas à criação dos quatro. Isso aconteceu de forma espontânea, assim como foi com sua mãe, Afra Medeiros Costa. Só depois que os filhos estavam criados, adolescentes, ela começou seu pequeno negócio de venda de confecções, que hoje se transformou em um showroom de multimarcas.
Petrúcia Dias é a sétima filha de uma família de 12 filhos. Nascida em Palmeira dos Índios, Alagoas, ela cresceu sob os severos cuidados da mãe, Dona Afra, e do pai, José Soares Costa, um empresário que produzia confecções masculinas para serem vendidas em outros estados. Além de empresário, o pai de Petrúcia era fazendeiro.
Com a educação rígida de Dona Afra, Petrúcia aprendeu muito do que é hoje. "Ela nos ensinou a ser mulher e mãe. Foi com ela que aprendi a gostar de cuidar dos meus filhos. Com ela era assim: só podia namorar depois dos 15 anos e sair para festas só se fossem desfiles de 7 de Setembro ou aniversário da cidade e tinha que ir acompanhada dos irmãos", relembra.
Ela também atribui o gosto pelo papel de mãe também à escola de freiras em que estudou durante toda a infância. As aulas
eram ministradas em tempo integral. Pela manhã, os alunos estudavam disciplinas como português e matemática e, durante a tarde, participavam de aulas práticas para aprender a cozinhar, por exemplo.
Apesar da rigidez dentro de casa e na escola, é da infância em Alagoas que Petrúcia Dias conta ter mais saudades. Do tempo em que ia à fazenda do pai nos fins de semana com os irmãos e a mãe e também dos domingos em que assistia às sessões matinês no cinema. "Eu até podia ir assistir aos meus filmes, mas tinha que ir à missa antes. Então, eu acordava cedinho ia à missa das 6h e depois corria para ver os filmes de Elvis. Era meu divertimento", recorda.
Maternidade - Quando a empresária ainda era adolescente, o pai dela decidiu mudar-se com toda a família para o Maranhão, para o município de Santa Inês, que fica a 243 km de São Luís, onde comprou algumas fazendas. Mas como a família não se adaptou à nova residência durante três anos , eles voltaram para Alagoas.
Até essa altura, Petrúcia Dias tinha 16 anos, já havia casado e tido a primeira filha. Por isso, não voltou para a terra natal. "Minha mãe chorava todo dia para voltar para a terra dela. Foi uma sensação horrível ter que me separar da minha mãe, mas já tinha a Polênia. Então, não podia abandonar meu marido e minha vida aqui no Maranhão", diz a empresária.
Com o passar dos anos, ela teve os outros três filhos. Apesar do desejo de trabalhar, ela se dedicou apenas a criá-los. "Nunca precisei de babá para cuidar dos meus filhos. Eu que dava banho, comida, vestia. Fazer isso me realizava como mulher. Tinha a questão da educação que eu dava também porque educação não se aprende em colégio e faculdade. É de berço", afirma.
Hoje, os filhos são adultos, mas a preocupação de mãe ainda é a mesma com os quatro e maior ainda com os seis netos. O primeiro deles, Kaique, já tem 21 anos, mas ainda é o xodó da empresária. Quando ele nasceu, a avó fez questão de acompanhar de perto o primeiro mês de vida do pequeno. "Fiquei mais protetora do que já era. Era tão apaixonada pelo meu neto que era protetora demais às vezes. Hoje, ele mora com o pai, mas sempre que dá estamos juntos no final de semana", conta.
Para os outros netos, também não faltam amor e cuidados. Sempre que encontra um tempo, a empresária conta histórias para os netos que ouvia a mãe e as tias contarem para ela quando era criança. Além disso, faz o programa favorito desde a sua infância: assistir filmes. "Os meus preferidos são os românticos. Mas para estar com eles, vejo um desenho também", diverte-se.
Devoção - Devota de Nossa Senhora de Fátima, Petrúcia Dias paga todos os anos, no mês de maio, uma promessa que fez à santa ao pedir pelo futuro dos filhos. Como não havia escolas de ensino médio em Santa Inês, ela estava preocupada com a educação dos filhos e pediu à Nossa Senhora que pudesse trazer os filhos para a capital, onde eles poderiam estudar em melhores escolas. Como alcançou essa graça, ela se veste durante todo o mês de maio com as cores azul e branco.
"Na minha cidade em Alagoas, o ensino era muito bom. A escola dava dois idiomas, inglês e francês. Então, quando cheguei a Santa Inês, foi um choque muito grande saber que não tinha nem ensino médio. Eu que sempre procurei viver para os meus filhos e tinha a educação deles como a minha maior preocupação não sabia o que fazer. Por isso, recorri à Nossa Senhora", conta a empresária.
Showroom - Os negócios da empresária começaram em casa. O marido de Petrúcia tinha empreendimentos nas cidades de Santa Inês, Imperatriz, Santa Luzia e São Luís, para onde a família se mudou em 1985. Quando finalmente achou que poderia começar trabalhar, os filhos eram adolescentes. O marido queria que a esposa cuidasse de casa, ela decidiu começar uma pequena venda de confecções em casa mesmo.
Em pouco tempo, o pequeno negócio já era um sucesso entre as clientes. Então, com o apoio do marido, ela montou a primeira loja, a butique de roupas femininas Club Donna Moça. Anos depois, foi a vez de abrir a Vox Concept, voltada para o público masculino.
As lojas passaram por vários shoppings da cidade, até que em 2008, ela decidiu expandir os negócios abrindo um showroom de multimarcas em importante avenida de São Luís que reúne a Club Donna Moça e a Vox Concept. Além do showroom, ela ainda mantém lojas em alguns shoppings.
Agora, a ideia é mudar de segmento. Petrúcia Dias irá abrir uma franquia da rede de casa de festas em São Luís. A casa de eventos conta com shows, cardápio diferenciado e brinquedos inéditos. O lançamento da franquia na capital maranhense está previsto para 2015. "Percebi que as mães comentavam na loja que gostam de fazer festas para os filhos, mas está faltando um serviço mais completo na cidade. Quando vimos o projeto da casa de festas, fiquei apaixonada pela ideia de oferecer um serviço como esse. Estou ansiosa para lançar logo", comenta.
Aposentadoria em vista para aproveitar a vida
Um dos planos de Petrúcia Dias é poder se aposentar. A empresária até já estipulou um prazo de quatro anos, no máximo, para fazer isso. Diminuindo o ritmo de trabalho em suas empresas, ela terá mais tempo para dedicar a si mesma e desfrutar mais tudo o que construiu. "Chega uma hora que a gente tem que pensar mais em nós mesmos. Não quero parar totalmente, mas quero ter mais dias livres para ver meus netos e visitar meu pai que acabou de completar 97 anos", explica.
Outro benefício que a empresária poderá usufruir assim que se aposentar é poder viajar mais. Inicialmente, a meta de Petrúcia Dias é fazer pelo menos uma viagem por ano. O principal destino é Alagoas, onde os irmãos e o pai residem. A mãe, dona Afra, já faleceu. Mas, além de Alagoas, ela também deseja voltar a Nova Iorque, Paris e Roma, que já visitou em outros anos, e a Portugal, ao Santuário de Fátima, santa da qual é devota.
No momento em que a empresária se aposentar, quem deve tomar as rédeas dos negócios de Petrúcia é a filha, Pollyana Costa Dias Barros, que já é sócia nas empresas. Todos os filhos de Petrúcia Dias seguem no ramo empresarial, mas é a filha do meio, Pollyana, que acompanha a mãe nos negócios há mais de 10 anos.
A mãe conta que não pressionou em nenhum momento a filha para que ela lhe auxiliasse ou tomasse conta de suas empresas. Mas conta que a preparou para isso mandando a filha ao Rio de Janeiro para cursar um MBA em Gestão Empresarial. "Hoje, nós fazemos as compras juntas e ela administra as lojas dos shoppings. Ela tem carta branca para fazer o quiser, mas sempre combinamos na hora do trabalho. Tem muita sintonia entre a gente", afirma.
RAIO-X
NOME COMPLETO:
Petrúcia Costa Dias
NASCIMENTO
5 de novembro de 1954
PROFISSÃO
Empresária
FILIAÇÃO
Afra Medeiros Costa e José Soares Costa
FILHOS
Polênia (41), Joaquim Vieira Filho (38), Pollyana (34) e Francisco José (32)
QUALIDADE
Gostar de trabalhar
DEFEITO
A sinceridade, em algumas ocasiões
ALEGRIA
Filhos
TRISTEZA
A perda da mãe
SAUDADE
Da infância em Alagoas
PLANOS
Diminuir o ritmo de trabalho em um prazo de até quatro anos
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.