O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado Edilázio Júnior (PV) se reuniu segunda-feira com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, para discutir os projetos de lei que alteram o Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão. O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Nilo Ribeiro, também participou da reunião.
Dos principais pontos tratados no encontro, ganhou destaque a criação da Comarca da Ilha de São Luís, que integrará todos os municípios da Ilha. Entre os projetos há os que preveem a manutenção de fóruns e varas dos municípios que compõem a Ilha, mas com a jurisdição de algumas Varas Especializadas estendidas. Exemplo: a extensão da jurisdição da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.
O desembargador-corregedor Cleones Cunha admitiu a proposta, mas destacou os demais projetos de lei que tratam da reestruturação da Justiça maranhense.
- Todas as alterações foram pensadas, discutidas e trabalhadas para que o Judiciário possa avançar na sua prestação jurisdicional -, disse.
O deputado Edilázio Júnior também falou sobre os textos, que foram encaminhados para votação na Assembleia Legislativa, assinalando que a importância da iniciativa está exatamente na uniformização das decisões.
Vale aguardar as decisões do plenário.
Cateterismo
O senador José Sarney (PMDB) foi submetido, ontem de manhã, a um cateterismo coronariano.
Segundo boletim divulgado às 21h pelo Hospital Sírio-Libanês, o procedimento "não mostrou alterações significativas".
De acordo com o informe, assinado pelos médicos Antonio Carlos de Lira e Yana Novis, Sarney encontrava-se em repouso e será avaliado hoje.
Empecilhos
Mesmo em vias de deixar o partido, os deputados Simplício Araújo e Othelino Neto não desistem de tentar inviabilizar o futuro da deputada Eliziane Gama no PPS.
Eles forçam a Executiva Nacional a determinar a anulação do encontro que decidiu pela candidatura própria ao Governo do Estado em 2014.
A questão agora está sob a responsabilidade do presidente nacional da legenda, deputado federal Roberto Freire (SP).
Abafa
Acabou o dito pelo não dito na polêmica envolvendo a suposta participação do secretário de Comunicação Márcio Jerry em uma invasão da Câmara Municipal, em julho.
Na sessão de ontem, Jerry apenas reafirmou as negativas de que tenha tido contato com os membros do movimento.
Mas os vereadores também não fizeram questão de levantar mais polêmicas sobre o caso.
Parente?
O vereador Fábio Câmara (PMDB) chamou atenção ontem durante audiência do secretário municipal de Comunicação, Marcio Jerry (PCdoB), na Câmara de São Luís.
Destacou que o nome real do ativista Diego Brasil é Diego Barroso, o que levantou a suspeita se o ativista era parente do titular da Secom do município, que se chama Marcio Jerry Barroso.
O secretário negou o parentesco.
Pedra cantada
As empresas Enter Comunicação e Leiaut Propaganda foram as vencedoras da licitação de R$ 19 milhões na Comunicação da Prefeitura de São Luís.
Exatamente como vinha sendo anunciada na imprensa desde o início da gestão de Edivaldo Júnior (PTC).
A Enter fez a campanha eleitoral do próprio Edivaldo em 2012, e a Leiaut foi responsável pelas campanhas de Flávio Dino (PCdoB) em 2010 e 2008.
Paliativo, não!
Até segunda-feira, moradores da Areinha esperavam a recuperação das ruas e avenidas do bairro.
Na segunda-feira, o jornalista Marco Aurélio D'Eça publicou em seu blog imagens das ruas do bairro, o que levou equipes da Semosp a se instalarem na Areinha na manhã de ontem.
Mas por não aceitar mais as operações tapa-buracos, os moradores rejeitaram o paliativo da Prefeitura.
Obra completa
Os moradores da Areinha têm um motivo a mais para recusar o serviço superficial das ruas do bairro.
O Governo do Estado já emitiu a Ordem de Serviço - inclusive já com o Alvará da própria Prefeitura - para recuperação completa das avenidas e transversais de toda a área.
Serão feitas drenagem, reconstrução do piso e pavimentação de todas as ruas.
Armação
O presidente da Câmara de São Luís, vereador Isaías Pereirinha (PSL), disse ter informações de que estaria sendo orquestrada nova invasão do Palácio Pedro Neiva de Santana.
O ato estaria agendado para o dia 7 de setembro.
Pereirinha revelou que foi informado de que estariam articulando também invadir sua residência, na Cohab.
Alerta
O vereador-presidente Isaías Pereirinha informou que a denúncia está sendo apurada.
Não recebeu ainda informações sobre a apuração, mas preferiu reforçar o esquema de segurança no prédio da Câmara Municipal.
Quanto à ameaça de invasão à sua residência, ficará alerta para evitar surpresas.
Nova briga
Depois da derrota da PEC 37, que movimentou o país, mas foi atropelada pelos protestos, o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB) comprou nova briga.
Agora trabalha para emplacar a Emenda à Constituição (PEC) 89/11, que institui um sistema de segurança pública eficiente e de qualidade entre os direitos individuais do cidadão.
O projeto foi admitido ontem pela Comissão de Constituição e Justiça.
E mais
O corregedor eleitoral, desembargador Froz Sobrinho, assume hoje a condição de anfitrião do encontro de corregedores eleitorais em São Luís.
Aliados do prefeito Edivaldo Júnior estavam preparados para "blindar" o secretário Márcio Jerry (Comunicação), ontem, na Câmara Municipal.
A assessoria da governadora Roseana Sarney está trabalhando na definição do próximo roteiro do Governo Itinerante, na semana que vem.
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, prepara a entrega de mais dois hospitais de 20 leitos nos próximos dias. Com eles serão 21.
E o Centro Histórico de São Luís, hein? Vai ficar novinho em folha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.