Sete obras cinematográficas do diretor espanhol Pedro Almodóvar foram escolhidas pela Petrini Filmes e Cine Lume para participar da mostra que começou na sexta-feira (2) e segue até a próxima quinta-feira (8). Os filmes são exibidos todos os dias, a partir das 19h30, na sala do Cine Lume, localizado no Office Tower (Renascença). Os ingressos para a Mostra Pedro Almodóvar estão com preço único de R$ 5,00.
Na sexta-feira e ontem, foram apresentados os filmes Mulheres à beira de um ataque de nervos, lançado em 1988 e considerado o primeiro grande sucesso do diretor, e Tudo sobre minha mãe, de 1999.
Hoje, o Cine Lume irá exibir Fale com ela, uma obra lançada em 2002 e que conta a história de dois homens que cuidam de duas mulheres em coma em uma relação de dedicação e amor exacerbado. Durante uma narrativa que mistura o passado, presente e o futuro, Almodóvar surpreende o público com uma história de coincidência e destinos extraordinários.
Filmes – A programação da Mostra Pedro Almodóvar no Cine Lume também contará com a exibição de Carne Trêmula, em cartaz amanhã (5). A obra, de 1997, marca o início da parceria do diretor com a atriz Penélope Cruz, que estrelou vários outros filmes de Almodóvar. Em Carne Trêmula, Almodóvar envolve a narrativa de cinco personagens em uma trama de relacionamentos, traições e crimes.
Na terça-feira (6), será a vez de Volver, de 2006, que é uma mistura de comédia, drama, mortes e fantasmas. A obra conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família do interior da Espanha, uma referência ao local de nascimento do diretor.
Matador, filme que ocupará a tela do Cine Lume na quarta-feira (7), descreve a história de um toureiro aposentado e uma advogada que têm um mórbido costume de assassinar as pessoas com quem se relacionam sexualmente. Esse é um dos filmes no qual o diretor também trabalha como ator.
No último dia, a mostra apresentará a obra A flor do meu segredo, lançada em 1995 e que narra a vida de uma escritora que está em conflito na carreira profissional e no casamento.
Segundo um dos organizadores da mostra, Raffaele Petrinni, a intenção é que a homenagem a um cineasta ou a um gênero cinematográfico se torne constante na programação do Cine Lume como uma forma de formar plateia crítica sobre os filmes clássicos. O próximo evento deverá ser uma mostra com filmes do diretor Woody Allen, e também está programada uma semana com exibição de filmes eróticos. "O Cine Lume já estava com a proposta de exibir uma vez por semana um filme clássico, e, agora estamos investindo em temporadas de exibições. Sempre as 19h30 e com preço acessível", destacou.
Diretor – Pedro Almodóvar Caballero nasceu em Calzada de Calatrava, no interior da Espanha, no dia 24 de setembro de 1949. De família pobre, Almodóvar nunca teve a oportunidade de estudar cinema. Antes de entrar para as artes cinematográficas, trabalhou na companhia telefônica espanhola, foi ator de teatro e cantor.
Considerado um dos mais premiados realizadores da história do cinema, Pedro Almodóvar venceu dois Oscars, dois Globos de Ouro, quatro BAFTA, quatro prêmios do Festival de Cannes e seis Goya, a honraria máxima do cinema espanhol.
Serviço
• O quê
Mostra Pedro Almodóvar
• Quando
Até quinta-feira (8)
• Onde
Cine Lume (Renascença)
• Ingressos
R$ 5,00
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.