O juiz federal titular da 1ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, o maranhense Ney de Barros Bello Filho, foi nomeado na terça-feira (11) pela presidente da República, Dilma Rousseff, para o cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. O ato de nomeação foi publicado ontem (12) no Diário Oficial da União (DOU).
O novo membro do TRF foi promovido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga decorrente da nomeação da desembargadora Assusete Magalhães para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ney de Barros Bello filho tem 44 anos e, além de graduado pela Universidade Federal do Maranhão, (UFMA), é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor da UFMA e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais da UFMA, do Núcleo de Estudos de Direito e Sociedade do Risco da UNDB e vice-presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde.
Além de uma vida dedicada ao Direito, Ney de Barros Filho também é autor de livros, dentre eles, Direito ao Ambiente da compreensão do direito fundamental na Pós- Modernidade, de 2011, e Oitenta Semanas de Prosa - crônicas de um universo compartilhado. O gosto pela literatura lhe rendeu uma vaga, desde 2009, na cadeira nº 40 da Academia Maranhense de Letras (AML).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.