Bíblia, A Cabana e Ágape são os livros mais lidos

Pesquisa do Instituto Pró-Livro aponta que as obras de fundo religioso estão entre as mais marcantes dos leitores.

Atualizada em 11/10/2022 às 13h44
(T)

Os livros de fundo religioso aparecem entre os três mais marcantes dos leitores de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada quarta-feira (28) pelo Instituto Pró-Livro. A Bíblia aparece em primeiro lugar na preferência dos leitores ouvidos na pesquisa repetindo a marca do estudo anterior, feito em 2007. A pergunta feita na pesquisa foi: 'Qual é o livro que mais marcou você?'.

O livro A Cabana, de Paul Young, surge em segundo lugar, seguido por Ágape, do Padre Marcelo Rossi, em terceiro. O livro Violetas na Janela, da médium Vera Lúcia M. de Carvalho, também aparece com destaque, na nona posição.

A obra infantil Sítio do PicaPau Amarelo, de Monteiro Lobato, caiu da segunda posição na pesquisa de 2007 para o quarto lugar em 2011. Em seguida estão O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Crepúsculo, de Stephenie Meyer; e Harry Potter, de J.K. Rowling.

A lista dos 25 livros mais marcantes tem ainda os best-sellers O Alquimista, de Paulo Coelho; O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini; e O Segredo, de Rhonda Byrne, além de clássicos infantis como Os Três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela.

Lobato preferido - Monteiro Lobato aparece em primeiro lugar entre os escritores brasileiros mais admirados pelos leitores ouvidos na pesquisa, repetindo a colocação do estudo anterior. Machado de Assis subiu do quarto para o segundo lugar. Paulo Coelho, que estava em segundo, caiu para a terceira posição. Jorge Amado também desceu do terceiro para o quarto lugar.

Carlos Drummond de Andrade aparce na quinta posição. Em seguida estão, pela ordem, segundo a pesquisa: Mauricio de Souza, José de Alencar, Vinicius de Moraes, Zibia Gasparetto, Augusto Cury, Érico Verissimo, Cecília Meirelles, Chico Xavier, Padre Marcelo Rossi, Ziraldo, Manuel Bandeira, Paulo Freire, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Mário Quintana, Silas Malafaia e Pedro Bandeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.