Passei as últimas semanas praticando a língua grega da Bíblia. Minha dificuldade levou-me a refletir sobre a capacidade que temos para interpretar textos. Ou melhor, na incapacidade, minha no caso, com as Escrituras originais, ou seja, em grego. Veja se não estou certo, uma pessoa que não saiba interpretar o texto, vai interpretá-lo errado. Assim, para as Escrituras em grego, aceitarei as interpretações de alguém mais sábio que eu. No caso, os bispos e padres teólogos, filósofos, linguistas.
Quem assim não fizer, não terá outra chance porque Jesus já pregou aos mortos, conforme atenta Pedro: Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Jesus Cristo subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades (1 Pedro 3,18-22).
A primeira curiosidade é que este trecho, incluindo também 4,1-6, contém os elementos de uma antiga profissão de fé. Vide ainda João (Jo 5,25). Jesus destruiu o Diabo (Hb 2,5). A partir de agora, Cristo ressuscitado "detém a chave da morte e do Hades" (Ap 1,18), e "ao nome de Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos Infernos" (Fl 2,10). Conforme §635 do Catecismo.
Veja que a sua oportunidade (e a minha também) se manifesta agora! Não a desperdice!
E-mail: mariosaturno.blog.com
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.