Escola Thales Ribeiro se destaca

Escola estadual de Caxias, com apenas sete salas de aula, se destaca na rede de ensino do Estado, tanto que há oito anexos na zona rural do município

Atualizada em 11/10/2022 às 13h52
(T)

Caxias - Dedicação é a palavra que o diretor da Escola Estadual Thales Ribeiro Gonçalves, Nerval José Bento da Cunha, usa para definir o sucesso dos estudantes, apontado no resultado divulgado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A unidade de ensino conseguiu ficar acima da média nacional, com 564 pontos, com mais três escolas de Caxias: a estadual Cristovão Colombo e as particulares São José e Coelho Neto.

O grande destaque da escola não fica apenas por conta dos números no Enem, mas como eles foram atingidos. Apesar de ficar situada no centro da cidade, a unidade de ensino dispõe apenas de sete salas de aula, uma estrutura física pequena que até quem visita a unidade de ensino se impressiona. O trabalho, segundo Nerval José Bento da Cunha, tem sido feito com amor.

"Temos procurado mostrar para a comunidade caxiense que a escola pública pode ter qualidade. A maioria dos nossos professores são de Caxias, mas os que são de Teresina procuram se adequar ao nosso estilo de trabalho. Eu sempre digo que a instituição é a cara do seu gestor, e eu me considero um diretor presente. Chego cedo e saio tarde. Essa presença é uma questão predominante na escola, porque tanto alunos, quanto funcionários e professores percebem que eu estou aqui para acompanhar o trabalho da escola", ponderou o diretor da Thales Ribeiro.

E é por causa desse olhar atento que as vagas da Escola Thales Ribeiro Gonçalves estão entre as mais disputadas da rede pública estadual em Caxias. O sucesso e a boa qualidade do ensino levaram o estabelecimento a instalar oito anexos na zona rural: nos povoados Brejinho, Nazaré do Bruno, Estiva, Buriti Corrente, Alecrim, Cabeceira de São Pedro, Nova Chapada e Rodagem.

O anexo do Brejinho, onde estudam centenas de alunos que moram na zona rural, também conseguiu destaque no Enem e as notas dos alunos ficaram acima da média nacional, deixando o anexo na posição 9854° no ranking nacional.

Espaço - Se pudesse apontar uma necessidade urgente para melhorar ainda mais a qualidade de ensino da escola, a direção só apontaria uma, a ampliação do espaço físico.

Há uma sala para as atividades pedagógicas e uma quadra poliesportiva. Todas as salas são ocupadas. Há cantina, laboratório de informática com internet e uma biblioteca, onde os alunos podem fazer uso regular dos mais de 4 mil títulos com bibliografia atualizada e ainda levá-los para casa, por meio de uma carteira de acesso à biblioteca.

A falta de espaço é tanta que a unidade de ensino, mesmo funcionando nos três turnos, ainda não consegue atender à demanda de estudantes interessados em uma vaga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.