Impressionismo na arte colorida de Milu Petersen

Atualizada em 11/10/2022 às 13h52
(T)

"As cores abrem a mente e proporcionam a sensação de bom humor". É o que acredita a artista plástica Milu Petersen, que está com exposição de telas na Praça do Louvre Magazine, no São Luís Shopping (Jaracati). A mostra é intitulada Espaço, cor, minuto: a vida em molduras, aberta ontem, e que permanecerá em cartaz até 30 de setembro, das 10h às 22h. O evento é uma realização do Espaço Moldura Minuto em parceria com o Louvre Magazine.

Em Espaço, cor, minuto: a vida em molduras , a artista apresenta 25 quadros, produzidos ao longo deste ano com temáticas diferentes e que trazem a principal característica de Milu, as cores vivas e expressivas. Além das cores, as telas de Milu retratam pessoas, objetos, movimentos, flores, bastidores de espetáculos de dança, teatro e música.

"Eu gosto de criar de forma livre e de pintar o que me emociona, o que eu vejo. Coloco nas telas os elementos que fazem parte do meu cotidiano e das viagens que faço ou já fiz pelo mundo", revelou a pintora.

Em uma de suas viagens à Dinamarca, Milu fez o curso de técnicas e ensaios de pintura no museu e casa Kroyer, na localidade Skagen, onde havia uma colônia de artistas impressionistas que usavam em suas obras intensos contrastes de luz, característica presente no trabalho de Petersen. Ela também estudou em outras escolas na Europa, África e América Latina.

Impressionismo – As obras são mundialmente conhecidas e apreciadas, mas na Europa é onde se concentra seu maior público. Milu Petersen é uma artista impressionista associada ao fauvismo: corrente artística do início do século XX que consistiu na busca da máxima expressão pictórica, primava pelas cores, retratando emoções e a alegria de viver.

"Na verdade, comecei expor recentemente no Brasil, apesar de já morar aqui há 20 anos. Não gosto muito de seguir uma linha comercial, razão pela qual escolho lugares com público direcionado", disse Milu, que depois de São Luís seguirá para o Rio de Janeiro e de lá para a Itália, onde também exporá este ano.

Nascida na cidade de Maputo, em Moçambique, a pintora já morou em Portugal, país do qual tem nacionalidade, e também na Dinamarca, onde estudou pintura na região norte do país. Atualmente, vive no Brasil, na cidade de Cabo Frio (RJ). Ela começou a divulgar seu trabalho em terras brasileiras há pelo menos um ano. No Maranhão, Milu ficará até o dia 24.

"Quero conhecer a cidade, visitar os lugares históricos e registrar tudo em fotografia, que é minha outra paixão", afirmou ela, que já expôs também na Suécia, Noruega, Venezuela, Panamá, Guatemala, Lisboa, Paris, Madrid, Napole, Itália, Argentina e Peru.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.