À moda americana

Atualizada em 11/10/2022 às 13h53
(T)

SÃO PAULO - Integrar os ambientes, deixá-los mais flexíveis e ampliar o espaço são as principais razões pelas quais se tem optado cada vez mais pela chamada cozinha americana. Segundo Felipe Garcia, gerente de desenvolvimento de produto da construtora Living, essa procura cresceu significativamente nos últimos anos. "Hoje, 85% dos consumidores preferem ter uma cozinha americana enquanto, em 2007, essa busca era de apenas 30%", afirma.

Caracterizada pela presença apenas de uma bancada ou

ilha para delimitar o ambiente, sem obstruí-lo, a cozinha americana, do início do século XX, e se antes era restrita a imóveis de médio e alto padrão, hoje são pedidos frequentes das classes C e B. "O custo para ter uma cozinha americana é irrisório no valor total do apartamento", diz o gerente da Living.

Integração - A cozinha sempre foi um dos principais locais de convivência da casa, dividindo a preferência com a sala. Daí a integração dos dois espaços ser um dos grandes motivos para a mudança. Para quem gosta de cozinhar, nada melhor do que preparar um jantar para os amigos e ainda poder acompanhar as conversas do grupo.

Essa foi a principal razão pela qual as arquitetas da Triplex Arquitetura optaram pela utilização do recurso no apartamento da modelo Isabella Fiorentino. "O casal gosta muito de cozinhar para os amigos e a melhor solução que encontramos foi a cozinha americana", afirma Adriana Helú.

Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de derrubar as paredes. Em primeiro lugar, investir em bons móveis, eletrodomésticos e acabamentos é essencial, uma vez que a cozinha passa a fazer parte da área social da casa. O mesmo ocorre com a bagunça. Com a área aberta, qualquer objeto fora do lugar poderá ser visto por todos.

"Caso os proprietários sejam desorganizados e a cozinha seja utilizada diariamente, a melhor opção é fazer uma abertura reversível, como, por exemplo, com uma porta de correr", explica Adriana Helú.

Outro fator importante são os aromas. "Os clientes ainda têm receio que o cheiro dos alimentos se propague mais rápido, porém esta é uma questão cultural e ilusória, uma vez que mesmo com a existência de portas esses odores podem se espalhar por todo o apartamento", diz a arquiteta Lucilla Mesquita, do escritório Andrade Scroback. "O que se pode evitar é a gordura e a fumaça. Nesses casos, é aconselhável investir em uma boa coifa ou depurador", afirma.

Mais espaço - Com os apartamentos cada vez menores, as cozinhas americanas também são perfeitas para os proprietários que buscam aproveitar ao máximo os espaços da residência. "Elas aumentam a área de convivência e a sensação de amplitude", afirma Felipe Garcia, gerente de desenvolvimento de produto da Living.

Quem compartilha da mesma opinião é a arquiteta Adriana Helú, da Triplex Arquitetura. "Além da economia do espaço estrutural, o balcão da cozinha americana é multiuso, servindo como apoio de objetos, preparo de alimentos e realização de refeições", diz a arquiteta.

Mais do que um recurso para ampliar o ambiente e integrar os espaços, as cozinhas americanas podem também ser uma opção apenas de decoração e bom gosto. É o caso de um casal de senhores que queria modernizar o apartamento de 40 anos. "Eles resolveram quebrar as paredes e unir a cozinha ao living para dar um novo ar ao apartamento antigo", conta Lucilla Mesquita.

Dicas

Unir a sala com a cozinha é um dos truques mais populares para ampliar ambientes pequenos. Mas, o que nasceu como solução arquitetônica ganhou ares de modernidade e aconchego e conquistou fãs até mesmo em imóveis que não precisariam valer-se do recurso. Entretanto, antes de derrubar as paredes existentes é preciso estudar atentamente alguns aspectos estruturais e práticos, para não se arrepender no futuro. Confira.

1- Bagunça nunca mais - Ao eliminar as paredes e portas da cozinha a pia e o fogão passarão a ficar sempre expostos para a sala. O que significa que o cuidado em deixá-los sempre limpos e organizados terá de ser redobrado

2- Aromas sob controle - Não esqueça de prever uma saída estratégica para os vapores e aromas das preparações. Sem barreiras físicas para ajudar, ficará ainda mais difícil impedir que o cheiro se espalhe por toda a casa. Uma forma de minimizar esse problema é instalar uma boa coifa sobre o fogão.

3- Esqueça as frituras - Se evitar a invasão dos aromas pela casa é praticamente impossível sem a ajuda de paredes protetoras, o que dizer da gordura gerada durante as frituras. O que se limitaria à área da cozinha, passará a cobrir toda a sala, incluindo a tela da TV e o vidro da janela. Nesse caso, uma coifa potente pode até ajudar a minimizar o estrago, mas o ideal é esquecer esse tipo de preparo do dia da obra em diante.

4- Circulação à vista - Com o fim das paredes, acabam também os segredos e os limites entre o que acontece na cozinha e na sala. Quem conta com a ajuda de uma cozinheira ou faxineira, terá de acostumar-se a dividir as visitas com ela. Caso isso possa incomodar, basta prever a instalação de portas de correr para que o ambiente seja isolado quando necessário.

5- Verifique a planta - Antes de começar a derrubar a parede, analise com cuidado as plantas estruturais da casa para ter certeza de que por ali não há nenhuma viga ou pilar estrutural. Descobri-los no meio do quebra-quebra pode significar riscos a toda estrutura da casa.

6- União sem brigas - Derrubar uma parede pode significar ter de trocar todo o piso dos dois ambientes para reforçar a união e a amplitude dos espaços. Se você não está disposto a fazer mais esse investimento, certifique-se que a parede seja retirada de forma a danificar minimamente o revestimento.

7- Eletrodoméstico de decoração - Com a cozinha mais exposta, não se esqueça de reavaliar o estado e estilo de seus eletrodomésticos. Não dá para ter um sofá novinho "olhando" para uma geladeira cuja porta não fecha direito. Lembre-se que agora todas essas peças farão parte de um mesmo ambiente, que precisa ser harmônico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.