Morre o cardiologista José Murad, ex-vice-governador do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 13h57
(T)

Familiares e amigos reuniram-se na tarde de ontem para prestar suas últimas homenagens ao médico cardiologista José Dualibe Murad, que faleceu na manhã da sexta-feira em sua residência, aos 91 anos, em decorrência de complicações no seu estado de saúde. José Murad, como era mais conhecido, foi político e gestor público, mas seu maior legado foi a administração, por quase 50 anos, da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão. Ele deixou esposa, três filhos e três netas.

José Murad foi o primeiro cardiologista do Maranhão. Também assumiu o cargo de secretário estadual de Saúde do Governo José Sarney, na década de 1960, e de vice-governador do estado na gestão Nunes Freire, nos anos 1970. "Antes mesmo que Nunes Freire assumisse o cargo, José Murad governou o estado interinamente por 20 dias", lembrou o jornalista e historiador Benedito Buzar. Murad foi ainda professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Buzar destacou outras funções desempenhadas por Murad em vida. "Ele ocupou cargos importantes ao longo da sua carreira. Ele não foi apenas médico, foi também político e um dos maiores gestores públicos do estado", frisou.

O médico José Murad assumiu a provedoria da Santa Casa na década de 1950, ocupando o cargo até meados de 2002 e, segundo profissionais que trabalharam com ele, sua administração foi responsável pelos maiores avanços vividos pela instituição.

Doença - José Murad sofria, há mais de 10 anos, da doença de Alzheimer e, por conta da idade avançada, lutava contra outros problemas de saúde que o obrigaram a se afastar, em 2002, das atividades profissionais que desempenhava. Por volta das 7h30 de ontem, ele faleceu em sua casa, vítima de complicações decorrentes de uma infecção pulmonar. "Ele fazia tratamento domiciliar, pois era um desejo seu passar seus últimos momentos o mais próximo possível dos familiares", disse Denise Murad, filha do médico.

Maria Eugênia Murad, segunda filha do casal, destacou as qualidades do pai. "Ele era um homem trabalhador, comprometido, que se doava de corpo e alma às causas que defendia e, enquanto a saúde permitiu, muito ativo. Era um grande exemplo para toda a família", afirmou.

Denise Murad, terceira filha do médico, comentou que, embora o falecimento do pai não tenha sido totalmente imprevisto, a notícia abalou todos que o conheciam. "Meu pai foi um homem cujo trabalho repercutiu muito em todo o estado. O quadro clínico dele era bastante preocupante, mas é sempre muito triste quando um ente querido nos deixa", lamentou-se. José Murad deixou ainda as netas Juliana, Luciana e Cristiana.

Condolências - O velório de José Murad aconteceu na tarde de ontem, na Central de Velórios Pax União, na Rua Osvaldo Cruz, Centro, e reuniu familiares e amigos do médico. Bastante consternada, Eline Murad, com quem o cardiologista foi casado por 57 anos, esteve o tempo todo ao lado do marido e preferiu não dar entrevistas, dizendo apenas estar muito triste com a perda. José Murad Filho, assim como a mãe, também preferiu não se manifestar durante o velório.

O sepultamento de José Murad foi às 17h de ontem, no Cemitério Parque da Saudade, Vinhais, em uma cerimônia rápida. "Prestamos todas as homenagens a ele durante o velório. Mamãe está muito abalada com a perda e preferiu não se estender durante o sepultamento. Eles tinham uma ligação que não tem como exprimir com palavras", afirmou Maria Eugênia Murad.

Governadora manifesta pesar

A governadora Roseana Sarney recebeu consternada a notícia da morte do médico cardiologista e ex-vice-governador José Murad. Ao decretar luto oficial de três dias no estado do Maranhão, Roseana se solidarizou com a família e destacou o legado deixado por José Murad na medicina e na política, campos nos quais atuou com paixão e responsabilidade extremadas. Roseana foi pessoalmente prestar sua solidariedade à família do médico e comentou o valor da perda para a sociedade maranhense. "O Maranhão perde um homem de valor, um grande médico e um político responsável, que dedicou sua vida ao bem e a cuidar de quem estava precisando de ajuda", declarou Roseana Sarney.

Sarney lamenta perda

O presidente do Senado Federal, senador José Sarney, lamentou profundamente a perda do amigo e médico José Murad, de 91 anos, ocorrida ontem, em São Luís. Tão logo foi comunicado do falecimento de José Murad, José Sarney se solidarizou com seus familiares.

Segundo José Sarney, o Maranhão perdeu um homem honrado e íntegro; e a medicina um cardiologista da mais alta competência, cujo conhecimento foi herdado pelas novas gerações. "Tive a honra de contar com o trabalho e dedicação de José Murad em minha equipe quando fui governador do Estado", ressaltou o presidente do Senado.

"O José Murad foi um grande e respeitado político, que deixa um legado de fidelidade, bondade e sabedoria", declarou José Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.