Tranqüilidade, pessoas transitando e crianças brincando pelas ruas. Essa é a realidade hoje dos moradores da Vila Isabel Cafeteira, que comemoram mais de 160 dias sem homicídios e a redução significativa da criminalidade naquela área.
O bairro tem cerca de 20 mil habitantes e era conhecido como um dos mais violentos da Região Metropolitana. Ele está desde 6 de fevereiro deste ano sem registrar nenhum crime de homicídio. Esse resultado é fruto de um amplo trabalho de aproximação entre a polícia e a comunidade, culminando com a realização de ações conjuntas de policiamento preventivo e ostensivo com toda a população residente na região.
Segundo levantamentos de uma pesquisa realizada pela 1ª Companhia de Policiamento da Polícia Militar, entre os três primeiros meses do ano, as ocorrências de homicídio no bairro caíram cerca 90% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o balanço, em 2009 cerca de 20 homicídios foram registrados entre janeiro e fevereiro. Já em 2010, os índices diminuíram, e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) registrou apenas duas mortes nesse período.
Estratégia - Segundo o capitão Sérgio Nogueira, especialista em segurança, atualmente comandante da 1ª Companhia de Policiamento (responsável pela área), que pertence ao 8º BPM, esse resultado se deu graças a um intensivo trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a própria população.
"Nossas ações só são possíveis pela confiança que cada morador deposita na polícia. Periodicamente nos reunimos para fazer estudos de toda região, e é a partir desse diagnóstico que montamos as estratégias de policiamento, baseados nas diretrizes da filosofia de Policiamento Comunitário, para que possamos reduzir cada vez mais os índices de ocorrências criminais no bairro", destacou Nogueira.
Para alcançar os resultados positivos, o militar diz que conta com o apoio do Comando Geral em investimentos no quantitativo, capacitação policial, aquisição de novas viaturas, armamentos e equipamentos para que os policiais possam realizar ações simultâneas de prevenção em toda a circunscrição da companhia.
Outra ferramenta importante a serviço do cidadão, e que muito tem auxiliado nas operações é o Disque-Denúncia (3223-5800), em que a população tem a garantia do anonimato nas ligações. Números da coordenação no Maranhão indicam um aumento nas ligações e no repasse das informações que têm possibilitado a prisão de pessoas perigosas que atuavam na área.
Para dar apoio as ações desenvolvidas no bairro, o efetivo policial conta com seis viaturas do Ronda da Comunidade, que fazem rondas 24 horas nas ruas, além de dois trailers e do patrulhamento a pé e de bicicleta.
Ações - Para que os baixos índices permaneçam, a Secretaria Segurança Pública (SSP) e os conselheiros comunitários estão promovendo palestras e reuniões com os familiares que tiveram parentes envolvidos em delitos e lideranças comunitárias locais. Durante os encontros, a população tem a oportunidade de apresentar os pontos mais vulneráveis à criminalidade naquela área, bem como discutir a implantação de medidas e ações eficazes de policiamento permanentes.
Coordenador do Conselho da Associação de moradores da Vila Isabel, José Gomes da Silva explicou que a polícia nos últimos meses está atuando mais perto da comunidade. "Nosso bairro antes era conhecido pelo alto índice de violência. Porém, com todo o trabalho da polícia e o nosso apoio, estamos conseguindo identificar os delinqüentes e levá-los às autoridades", ressaltou.
Mais
Como parte do trabalho comunitário de policiamento, está prevista a reinauguração de um Telecentro Comunitário, em outubro, voltado para atender a comunidade com projetos preventivo-sociais de inclusão digital de crianças, jovens e adultos. Outro projeto em andamento é a construção do refeitório na própria companhia, no bairro do Cohatrac, o que possibilitará que os policiais façam suas refeições no próprio local de trabalho. Já os conselheiros comunitários de segurança a partir de agora vão atuar em uma nova sala dentro do Terminal de Integração da Cohab-Anil.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.