Íbis é o primeiro campeão da Copa dos Campeões Interbairros de Futebol Amador

Íbis e Montenegro empatam por 2 x 2, e o time de Iguaíba leva o título da competição

Atualizada em 11/10/2022 às 14h18
(T)

Ao contrário do futebol profissional do Maranhão,, que anda mal das pernas, o futebol amador na Grande São Luís vem fazendo a alegria da galera, atraindo muitos torcedores às partidas e proporcionando grandes espetáculos. Ontem, no Estádio Roseana Sarney, na Cidade Operária, cerca de 2 mil pessoas assistiram à final da I Copa dos Campeões Interbairros de Futebol Amador, competição que reuniu os 12 campeões do Campeonato Interbairros de São Luís. Em uma partida bem disputada – cheia de lances dignos de uma decisão –, o Íbis Futebol Clube, do Iguaíba, empatou por 2 x 2 com o Montenegro, do bairro Vinhais, e levou o título.

Depois de ficar três anos sem participar do Interbairros, o Íbis, vencedor do campeonato no ano de 2005, foi o melhor time da fase de grupos da Copa dos Campeões, com 13 pontos, e chegou à final com a possibilidade de jogar por qualquer resultado igual. Ao Montenegro, campeão em 2002, que terminou afase inicial da Copa com 13 pontos, restava somente a vitória. As duas equipes, que foram empurradas durante os noventa minutos por duas torcidas organizadas animadíssimas, jogaram se sentindo em casa.

O jogo começou a mil por hora, com os dois times com muita disposição. E não demorou muito para o placar sair do zero: aos 9 minutos, o atacante Jaime deu um chute despretensioso que o goleiro Dida aceitou, e o Montenegro saiu na frente: 1 x 0 para o time do Vinhais. Depois que sofreu o primeiro golpe, o Íbis não deixou nem o adversário comemorar por muito tempo e, aos 13 minutos, deixou tudo igual com o volante Carrasco cobrando falta: 1 x 1 no marcador. Empolgado com o gol, o time de Iguaíba foi para cima e virou o jogo aos 21 minutos. Depois de uma bate-rebate na área, Jiraya só empurrou para o fundo das redes e correu para o abraço, deixando o Íbis na frente e com a mão na taça. Depois de estar perdendo, o Montenegro ainda tentou empatar, mas não teve muito sucesso. Faltando apenas um minuto para o enceramento do primeiro tempo, o lateral Betinho perdeu um gol incrível e desperdiçou a chance de igualar o placar antes do fim dessa etapa inicial.

Segundo tempo – No segundo tempo, a tônica do jogo se inverteu, e o Montenegro, que não apresentou um bom futebol nos primeiros 45 minutos, passou a dominar todas as ações do Íbis, que dominou completamente o primeiro tempo. Desde quando a bola rolou, a equipe do Vinhais não deixou o adversário jogar. E a pressão não demorou a surtir efeito. Logo aos 4 minutos, Michel escorou um belíssimo cruzamento de Betinho e fez um lindo gol de cabeça, e o jogo voltou a ficar empatado. Sabendo da necessidade de vencer para levar o título, o Montenegro passou o resto do tempo pressionando, enquanto o Íbis se retrancou e apostava somente nos contra-ataques. Com o adversário na defesa, o Montenegro bem que tentou, por várias vezes, mas não conseguiu mudar o rumo da partida. Final de jogo, 2 x 2 no placar, e o título da I Copa dos Campeões Interbairros ficou mesmo com o Íbis.

Depois da partida, a torcida vermelha e branca invadiu o campo, com os gritos de "O campeão voltou!", para comemorar com os jogadores. O capitão do Íbis, o goleiro Dida, falou sobre a trajetória do seu time na competição. "Mais uma vez, nós mostramos a força do futebol de Iguaíba. Sempre que nós entramos em campo, nessa competição, foi para lutar até o fim. E hoje não foi diferente. Esse grupo está de parabéns", disse. Mesmo perdendo o título, o comandante do Íbis, Zé Carlos, fez questão de exaltar o bonito espetáculo que foi a final da competição. "Infelizmente, nós não conseguimos vencer, e esse era o resultado que nos interessava. Mas a festa foi linda, foi um bonito espetáculo, as torcidas estão de parabéns. Foi muito bom jogar essa Copa", declarou.

A I Copa dos Campeões Interbairros de Futebol Amador foi uma realização da Liga e Departamento de Futebol Amador de São Luís, com os apoios da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude (Sespjuv), e do Conselho Cultural e Esportivo da Cidade Operária.

Íbis 2

Dida, Baté, Jiraya, Baibango e Tabaco; Carrasco, Pezão, Cabeça e Heitor; Edson e Marquinhos

Técnico – Moraes / Entraram – Ivan, Orlando, Nilson, Periz e Antoniel

Montenegro 2

Paulo Ricardo, Amaral, Roberto, Eder e Betinho; Bebeto, Gustavo e Jaime; Roni e Michel

Técnico – Zé Carlos / Entraram – Paulo Henrique, Jean e Ronaldo

Arbitro – Hélio Domingues / Auxiliares - Valdomiro Coelho e Jeová Lopes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.