Substância presente na maçã ajuda a perder peso, segundo pesquisa

Floridizina, que auxilia no emagrecimento, será comercializada em forma de cápsulas

Atualizada em 11/10/2022 às 14h26

Uma nova propriedade da maçã promete fazer sucesso: a de emagrecedora. Só que para perder peso com a fruta seria necessário comer 20 maçãs por dia. Mas a ciência deu uma ajuda e a milagrosa substância, a floridizina, um polifenol natural da fruta, vai virar cápsula. O pesquisador chileno David Carré, que esteve no Brasil há algumas semanas para lançar o produto, disse que a substância atua no intestino, inibindo a absorção do açúcar: "A floridizina funciona como um coadjuvante para quem faz dieta", explica Carré.

A recomendação são dois gramas ao dia. Não há contraindicação. Estudo feito na França, durante dois anos, mostra redução de peso em uma semana. No Brasil, a venda do produto se inicia no próximo semestre.

A nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, afirma que a maçã é o alimento que contém a maior concentração de polifenóis, que eliminam os radicais livres do corpo. "A floridizina impede a absorção de boa parte da glicose. É benéfica para quem tem diabetes, mas sem relação direta com o emagrecimento. É apenas uma consequência menor", explica.

Quem deseja aproveitar outros benefícios da maçã deve ingeri-la ao natural. "A pectina, fibra presente na fruta, ajuda a eliminar as toxinas que causam inchaço", completa Daniela.

Entre as vantagens da fruta estão o controle da pressão alta e do colesterol; melhoria o funcionamento do intestino e de todo o aparelho digestivo; prevenção da anemia e garantia da boa formação do sangue, entre outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.