Fim de semana violento em São Luís

Cinco homicídios foram registrados no fim de semana, além de 12 pessoas vítimas de agressão a tiros e facadas

Atualizada em 13/10/2022 às 10h37

Cinco mortes violentas e 12 pessoas gravemente feridas, sendo três por disparo de arma de fogo e nove por facadas. Este foi o saldo da violência no último fim de semana em São Luís, conforme registros da polícia, do Instituto Médico Legal (IML) e do plantão do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, Centro.

Dos registros policiais, destaque para a morte de Carlos Henrique Ferreira Correia, de 24 anos, assassinado com nove facadas e mais um disparo de arma de fogo, no bairro Liberdade, no último domingo. Ele ainda foi internado no Socorrão I, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o suspeito do crime foi identificado apenas como Yuri, que supostamente estava acompanhado de mais três pessoas, a bordo de um táxi.

O adolescente Roniere Bezerra Silva, de 17 anos, residente na rua Bom Jesus, Vila Esperança, foi morto a tiro no sábado. Segundo a polícia, ele e outro adolescente não identificado tentavam fabricar uma garrucha artesanal e o jovem acabou recebendo um disparo quando a dupla testava o artefato.

Cláudio de Jesus Gomes Barbosa, de 37 anos, foi morto com uma profunda facada no tórax. A vítima residia na travessa São João, na Vila São Sebastião, bairro Coroadinho. O suspeito do crime foi identificado como Antônio de Araújo, preso pela Polícia Militar e encaminhado para autuação em flagrante no Plantão de Polícia Civil da Vila Embratel. Suspeito e vítima, segundo a polícia, ingeriam bebidas alcoólicas num bar, quando iniciaram uma briga por causa de uma mulher.

Morto a chuçadas por colegas de cela na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, José Francisco Simas da Silva Filho tinha 23 anos e morava na rua Itália, quadra 6, Anjo da Guarda. Seu corpo deu entrada no IML sábado último, com várias perfurações de chuço.

Também vítima de chuçadas, o detento Kelson Rodrigues de Araújo, de 30 anos, morador da avenida Princesa Graça, Vila Kiola, foi levado bastante ferido para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, na Cidade Operária, mas não resistiu às várias perfurações pelo corpo e morreu, na noite da última sexta-feira.

Assaltado

Além dos assassinatos, a polícia registrou, também, várias tentativas de homicídios. José Domingos Costa, de 48 anos, morador da rua da Jussara, Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga, tentou reagir a um assalto e acabou com cortes profundos nas mãos. Ele deu entrada na emergência do Socorrão I na tarde de ontem. "Eu segurei a faca e ele (o bandido) puxou de uma vez", disse Costa. A vítima disse que não conhecia o seu agressor e que o mesmo não conseguiu levar nada de valor.

Ainda ontem, no bairro Madre Deus, Alan Carlos Coelho Farias, de 24 anos, deu entrada no Socorrão I com duas facadas, uma no braço esquerdo e outra no abdômen. Ele informou ter sido esfaqueado no bar Light Day por um desconhecido. A vítima reside na rua São José, naquele mesmo bairro.

Já Givaldo Rodrigues Sodré, também de 18 anos, foi ferido a bala no tórax. O suspeito do crime não foi identificado. O crime ocorreu no bairro Camboa, apesar de a vítima residir na rua Tomé de Sousa, bairro Liberdade. Segundo a polícia, trata-se de um acerto entre gangues.

Jorge Castro Diniz, o Boca, de 28 anos, também foi ferido a faca no tórax e internado no Socorrão I no fim de semana. O suspeito do crime não foi identificado. Já Deivid Jones Silva de Oliveira, 24 anos, que reside na rua 18 de Novembro, Centro, recebeu duas facadas no abdômen e seu estado de saúde é grave, segundo informes do Socorrão I.

Outra vítima de facada foi Luís Alberto Sousa Santos, 23 anos. Ele foi atingido no abdômen e deu entrada no hospital segurando as próprias vísceras. O ferido foi esfaqueado no bairro São Francisco e, segundo a polícia, os próprios parentes dele não quiseram revelar o nome do suspeito do crime ao registrar a ocorrência no Plantão Central de Polícia Civil da Beira-Mar.

Jonas Machado Alves, de 24 anos, foi esfaqueado na perna esquerda no fim de semana. O crime ocorreu na travessa Epitácio Cafeteira, bairro Coroadinho. O suspeito foi identificado apenas como Gersinho. A polícia ainda investiga o caso.

Vítima de duas facadas, sendo uma no pescoço e outra no braço esquerdo, Maria das Mercês Pinheiros, de 40 anos, residente na rua 2, Vila dos Nobres, foi internada em estado grave no Socorrão I. O suspeito da agressão foi identificado como José Alcides Figueiredo Damasceno, ex-presidiário e seu companheiro, segundo informes da polícia.

Com uma profunda facada nas costas, foi internado no Socorrão I, no domingo, Adriano Munis, 24 anos, morador da travessa da Fortuna, bairro Monte Castelo. O autor do crime não foi identificado, mas a polícia investiga com base em assalto, já que foram levados todos os pertences da vítima.

Também vítima de facada nas costas, o adolescente L.F. dos S., de 17 anos, foi atacado quando esperava um ônibus no terminal do Anel Viário. A vítima foi surpreendida quando falava ao celular. Seu agressor não levou nada de valor.

Antônio de Jesus, morador do Parque Primavera, foi ferido gravemente na cabeça com um golpe de facão, na rua da Mangueira, bairro Coroadinho. O fato ocorreu por volta de 23h de domingo. A polícia informou que há três suspeitos do crime, que estão foragidos. O motivo da agressão seria uma briga de gangues. A vítima foi levada para o Socorrão I.

Baleado

Vítima de três tiros, sendo um no abdômen, outro no tórax e o terceiro na mão direita, Antônio Raimundo Pereira, 36 anos, morador da rua São Sebastião, Ipase, foi internado no Socorrão I, mas não corre perigo de morte, segundo informes médicos. Ele foi esfaqueado por um homem identificado apenas como Marquinho, que seria parente de sua esposa, Ana Lurdes Coelho, que é ex-esposa de um traficante daquela região conhecido com Fininho.

Já Paulo Roberto Silva Barbosa, de 18 anos, residente à rua Bom Jesus, 44, Vila Sarney, bairro Maracanã, foi alvejado com um disparo de arma de fogo no ombro direito. O suspeito do tiro não foi identificado e a vítima não soube, ou não quis informar, o motivo da agressão.

José Garcês, morador do Tibiri, foi baleado no abdômen por um desconhecido. A vítima estava próximo ao Posto Americano, na rua do Matadouro, quando foi abordado pelo suspeito, provocando-lhe com insultos, sem motivo aparente. Em seguida, o homem disparou um tiro de revólver em Garcês e fugiu a pé.

Válber Rodrigues, conhecido como Rogério Caveira, tido pela polícia como traficante da região da Vila Flamengo, foi ferido a bala por um homem identificado como Flávio Mendonça Costa, morador da Vila Kiola. Segundo a polícia, os dois estavam em um clube de reggae e iniciaram uma briga, que culminou no disparo de arma de fogo contra Rodrigues. Este último foi internado no Socorrão II. O suspeito foi preso e autuado no Plantão de Polícia Civil da Cidade Operária.

A polícia registrou ainda, a tentativa de homicídio contra José Costa, de 34 anos, que recebeu três disparos de arma de fogo. O fato ocorreu na rua do Garrancho, município de Raposa, no último domingo. Segundo a polícia, o suspeito do crime não foi identificado, mas o motivo do crime seria um acerto de contas entre ele e a vítima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.