Iramir Araújo
Especial para o Alternativo
O ambiente de trabalho pode ser um ótimo cenário para o humor. E quase sempre o é. Afinal, é onde passamos grande parte do nosso dia. Então, inevitavelmente situações cômicas surgem aos montes. Tudo é motivo para graça, desde os trotes a que os estagiários estão sujeitos cotidianamente, até a aposentadoria, que também é uma peça que o destino prega ao trabalhador.
O mundo selvagem habitado por patrões e empregados é a matéria-prima para o lápis extremamente afiado de Gilmar Barbosa. Com sua série de tiras Ócios do Ofício, satiriza o dia-a-dia do ambiente de trabalho, das colisões de interesses, inevitáveis, entre patrões e empregados ao convívio quase impossível das pessoas nesse ambiente que às vezes pode ser comparado ao próprio purgatório.
Ócios do Ofício é publicada nos jornais Diário de São Paulo e Jornal Vida Econômica de Portugal, entre outros e uma seleção de tiras já foi publicada pela Devir no livro intitulado Para Ler Quando o Chefe não Estiver Olhando. Agora, outra seleção igualmente hilária sai novamente pela Devir: Pau Pra Toda Obra é um apanhado das melhores tiras da série, reunidas em um livro de 48 páginas coloridas. São mais de 180 tiras que vão fazer você repensar suas relações de trabalho. Ao lê-lo, dificilmente você não se identificará com uma situação ou algum dos personagens anônimos que suam a camisa mas não perdem a piada.
De Gilmar Barbosa pode-se dizer que é um dos quadrinhistas mais talentosos da atualidade. O reconhecimento disso vem através dos diversos prêmios que já ganhou nos principais salões de humor do Brasil. E, como se não bastasse, recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro de 2002.
Baiano, paulista e cartunista, como se auto-denomina, Gilmar faz charges, cartuns e quadrinhos. Suas tiras Ócios do Ofício são publicadas nos jornais Diário de São Paulo, Jornal Vida Econômica de Portugal, Diadema Jornal e Profissional & Negócios. Em 2002 publicou uma coletânea dessas tiras no álbum Ócios do Ofício pela Editora Escala e participou dos livros: Humor Brasil 500 Anos (em 2000), 2001 Uma Odisséia no Humor, Humor Pela Paz (2002), e ilustrou livros didáticos para a Editora do Brasil.
É colaborador da revista Você S.A., da Editora Abril, do suplemento Folhateen, da Folha de São Paulo, e também integrou o time de cartunistas d'O Pasquim 21.
Ao ler Pau Pra Toda Obra, o leitor poderá ter a certeza de que o mundo do trabalho esconde muitas armadilhas para o pobre incauto que nele deseja ingressar. Nem imagina as coisas que podem acontecer em um escritório, em uma oficina, ou durante as férias. Não faz idéia quanto pode ser cruel um encarregado de pessoal, ou insensível, uma secretária.
Enfim, se você já deixa o sangue diariamente no escritório sabe do que Gilmar está falando. Se ainda não estreou sua carteira profissional e não vê a hora de largar essa chatice de praia todo dia, festa toda noite e cruzar os umbrais do inferno, não se preocupe. Você saberá.
Enquanto isso, vá lendo Pau Pra Toda Obra. Esse livro pode ser considerado seu guia de preparação para ingressar no mundo do trabalho, se é isso mesmo que você quer.
Mas depois não diga que não foi avisado.
iramiraraujo@ig.com.br
Serviço
obra
Pau Pra Toda Obra
autor
Gilmar Barbosa
páginas
48 páginas coloridas.
editora
Devir
informações
Fone: (11) 3347 5700 ou www.devir.com.br
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.