Silvana Teixeira festeja campanha do Brasil no Mundial de Veteranos

Maranhense integrou a Seleção Brasileira vice-campeã na categoria 35+

Atualizada em 13/10/2022 às 12h23

A lateral maranhense Silvana Teixeira voltou radiante de sua participação do Campeonato Mundial de Maxibasquetebol 2005, disputado na cidade de Christ Church, na Nova Zelândia. Silvana, ex-atleta das Seleções Maranhense e Brasileira da década de 70, foi uma das oito jogadoras que compuseram a Seleção Brasileira da categoria acima de 35 anos, vice-campeã mundial na competição. Na decisão do certame, o Brasil foi derrotado, na final, pela Finlândia por 67 x 60.

No Mundial de veteranos, a Seleção Brasileira feminina defendia o título conquistado ano passado em Orlando (EUA). Em quadra, as oito jogadoras brasileiras enfrentariam as seleções da Croácia, Finlândia, Eslovênia, Guatemala e Porto Rico, times com mescla de jogadoras acima de 30 anos e acima de 35 anos.

Com a derrota na decisão, Silvana se disse um pouco chateada, pois as brasileiras tinham vencido as finlandesas na fase classificatória por 80 x 72, mas a contusão da armadora Ana Regina prejudicou o rendimento do time na decisão. "Ela estava muito bem fisicamente e tecnicamente no torneio, mas contundiu-se no jogo anterior. Acabei jogando a final improvisada na posição dela, pois sou originalmente lateral", explicou.

BOA

Apesar da derrota, a maranhense considerou como boa a campanha brasileira em Christ Church. "Se tivéssemos nos reunido um pouco antes para treinarmos juntas, teria sido bem melhor", disse ela, eleita a jogadora revelação do torneio. Para ela, a presença de uma maranhense no Mundial de Maxibasquetebol refletiu a bela campanha da Seleção Maranhense acima de 35 anos no Encontro Nacional de Basquetebol Master, realizado em São Luís em novembro. "Fomos vice-campeãs no 'tapetão', mas foi uma experiência muito boa para nós", definiu.

Para o ano de 2005, Silvana tem muitos planos para as Seleções Maranhenses de veteranos, tanto masculina como feminina. Um deles é a disputa dos Campeonatos Norte/Nordeste, em João Pessoa (PB), no mês de abril; e do Sul/Sudeste, em Santos (SP), no mês de outubro. "Pretendemos nos reunir logo para treinar, além de buscar apoio para a competição", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.