Momento favorável

Atualizada em 13/10/2022 às 13h07

SÃO PAULO - A vantagem de sete pontos percentuais conquistada pelo candidato da Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT), Ciro Gomes, sobre José Serra (PSDB), conforme mostrou anteontem a pesquisa do Ibope, revela que o crescimento da candidatura do ex-governador cearense não está mais relacionado à sua exposição na TV. "A candidatura do Ciro decolou. Ele revelou ter um grande potencial de crescimento e a aposta de que agora ele leva ficou séria", avalia o cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis.

Na opinião do pesquisador e cientista político da PUC e FGV (SP), Marco Antônio Carvalho Teixeira, o momento político é muito favorável ao presidenciável da Frente Trabalhista. "O Ciro é o único candidato que teve uma ascendência segura e essa posição tende a se consolidar porque já passamos o momento das grandes oscilações nas pesquisas", diz. Carvalho Teixeira acredita, ainda, que essa tendência deverá provocar a migração de apoios, principalmente os financeiros, da campanha de Serra para a de Ciro: "Além de redirecionar os rumos de uma campanha, a pesquisa eleitoral é a grande referência para se conseguir recursos."

O cientista político Wanderley Reis também não aposta em grandes oscilações nas próximas pesquisas eleitorais. Ele garante que "ficará surpreso" se o desempenho do candidato da Frente Trabalhista oscilar para baixo. "Tudo indica que o Ciro veio para ficar e, apesar de ter menor tempo na TV do que o Serra, o tempo que ele tem (7 minutos) parece ser suficiente, já que o Ciro tem uma retórica poderosa." O professor destaca, ainda, a capacidade que a candidatura de Ciro tem de atrair votos tanto dos que desejam a oposição quanto dos que preferem a manutenção do atual governo. "O Ciro caiu no gosto do eleitor."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.