Reinserção social

Recuperandos trabalham na pavimentação de ruas na cidade de Viana

A proposta é tornar a mão de obra carcerária útil, além de fazer a reinserção social da Pessoa Privada de Liberdade.

Divulgação/SEAP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Duas ruas do bairro Vila Zizi, em Viana, já foram pavimentadas pelos reeducandos.
Duas ruas do bairro Vila Zizi, em Viana, já foram pavimentadas pelos reeducandos. (Foto: Clayton Monteles)

VIANA - O trabalho de 21 recuperandos, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Viana, está restaurando cinco ruas da cidade. A ação, fruto de parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) com a Prefeitura Municipal de Viana, objetiva a efetiva reinserção social da Pessoa Privada de Liberdade (PPL).

Com a parceria, os recuperandos estão realizando a pavimentação da Rua do Sol, no bairro Vila Zizi, Zona Rural da cidade. A obra utiliza uma média de 6 mil blocos de concreto, que são produzidos pelos próprios internos na fábrica que funciona na Apac. Ao todo, serão revitalizados cerca de 110 metros da rua.

O trabalho vem sendo realizado desde dezembro do ano passado. Já foi concluído o recapeamento das ruas José Carneiro e Isidorio Pinto. Até março, serão finalizadas mais duas ruas, beneficiando cerca de 300 famílias no bairro.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, a parceria é a continuidade das oportunidades que são oferecidas aos reeducandos. “Além de beneficiar os reeducandos, contribui para ajudar a sociedade que ganha muito com a recuperação das ruas. A nossa proposta é tornar a mão de obra carcerária cada vez mais útil no Maranhão”, ressalta.

O benefício à comunidade é confirmado pela moradora da Rua Isidorio Pinto, a dona de casa Sofia Chagas Costa. “A mudança para nós chegou após 30 anos de espera. Hoje, graças a essa importante iniciativa, temos uma nova rua, o que faz toda a diferença principalmente no inverno quando a rua era invadida por lama e agora é outra realidade”, comemora ela.

Mais

Os bloquetes utilizados nas ruas são fabricados por 13 recuperandos que trabalham na fábrica de blocos instalada dentro da Apac. Lá, eles fabricam uma média de 7 mil blocos por mês. Para a recuperação das ruas, os internos participam de todo o processo de execução, que vai desde a colocação do meio-fio, terraplanagem, colocação dos blocos e cobertura com a massa de cimento na finalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.