(Divulgação)
COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante.
Posse

Suplentes têm até este domingo para se apresentar em Turilândia

Convocados para assumir mandatos no lugar de vereadores presos preventivamente, suplentes precisam apresentar documentos antes de posse.

Ipolítica

Atualizada em 14/02/2026 às 11h19

TURILÂNDIA – Os oito suplentes de vereador convocados para assumir mandatos em Turilândia, têm o prazo de até este domingo (15) para a apresentação formal na Câmara Municipal, a fim de que se cumpra etapa protocolar antes do ato de posse.

Nesta etapa os suplentes apresentam documentação formal, quitação eleitoral e o diploma expedido pela Justiça Eleitoral. Somente depois disso é que poderão assumir as cadeiras no Legislativo. 

A convocação  foi formalizada pelo presidente interino da Casa, Daniel Barbosa Silva, e publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial. O ato convocatório dá prazo improrrogável de 48h para a apresentação dos suplentes.

 O documento alerta que o não comparecimento ou a falta de manifestação dentro desse período implicará na perda da vaga para o próximo suplente da lista, seguindo a ordem de classificação. 

A medida ocorre após a vacância dos cargos de vereador decorrente de uma decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no último dia 11 de fevereiro.

(Linha superior, da esquerda pra direita) Manoel Estrela Guedes, Valdemir Froes Chagas, Sebastiana Vieira Moraes, Marta de Lima Moreira/ (Linha inferior, da esquerda pra direita) José Nilton Pereira, Leopoldo Sá de Sousa, Gleydson Froes Silva e João de Deus Soares dos Santos
(Linha superior, da esquerda pra direita) Manoel Estrela Guedes, Valdemir Froes Chagas, Sebastiana Vieira Moraes, Marta de Lima Moreira/ (Linha inferior, da esquerda pra direita) José Nilton Pereira, Leopoldo Sá de Sousa, Gleydson Froes Silva e João de Deus Soares dos Santos

Motivo da vacância 

A convocação fundamenta-se na Petição Criminal nº 0830604-81.2025.8.10.0000, na qual a justiça determinou a conversão da prisão domiciliar para preventiva de vereadores investigados por esquema de desvio de recursos públicos. 

Sustentada por essa determinação e com base no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município, a presidência da Casa oficializou a substituição temporária dos parlamentares.

Leia também:

Interventor de Turilândia promete relatório em 90 dias e manutenção dos serviços essenciais

Antes de interventor ser nomeado, Turilândia tem novos contratos publicados

Justiça mantém prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados por desvio de R$ 56 milhões

Lista de suplentes convocados 

O ato parlamentar convoca suplentes de três partidos para assumirem os cargos até que haja uma nova determinação judicial:

  • PRD: João de Deus Soares dos Santos, Gleydson Froes Silva e Leopoldo Sá de Sousa.
  • UNIÃO BRASIL: Manoel Estrela Guedes, José Nilton Pereira, Sebastiana Vieira Moraes e Marta de Lima Moreira Matos.
  • SOLIDARIEDADE: Valdemir Froes Chagas.

 

Lista de vereadores presos

  • Gilmar Carlos Gomes Araújo
  • Mizael Brito Soares
  • José Ribamar Sampaio
  • Nadianne Judith Vieira Reis
  • Sávio Araújo e Araújo
  • Josias Fróes
  • Carla Regina Pereira Chagas
  • Inailce Nogueira Lopes
 

Cenário de Instabilidade Política 

A mudança na Câmara ocorre em um momento em que a própria Prefeitura de Turilândia vive um período de interinidade, com interventor já nomeado para a função. Trata-se de Thiago Josino Macêdo.

Ele ficará no cargo pelo prazo de 180 dias, e fará uma auditoria no município, com a revisão de contratos e levantamento da situação fiscal e financeira de Turilândia.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.