Câmara convoca suplentes em Turilândia após decretada prisão preventiva de vereadores
Ato de convocação está sustentado na vacância de cargos, após a Justiça ter decretado a prisão preventiva de vereadores investigados por esquema de desvio de recursos.
TURILÂNDIA – O presidente interino da Câmara Municipal de Turilândia, Daniel Barbosa Silva, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (13), ato convocatório para que suplentes tomem posse no Legislativo Municipal.
A medida ocorre após a vacância dos cargos de vereador decorrente de uma decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no último dia 11 de fevereiro.
Motivo da vacância
A convocação fundamenta-se na Petição Criminal nº 0830604-81.2025.8.10.0000, na qual a justiça determinou a conversão da prisão domiciliar para preventiva de vereadores investigados por esquema de desvio de recursos públicos.
Sustentada por essa determinação e com base no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município, a presidência da Casa oficializou a substituição temporária dos parlamentares.
Leia também:
Interventor de Turilândia promete relatório em 90 dias e manutenção dos serviços essenciais
Antes de interventor ser nomeado, Turilândia tem novos contratos publicados
Lista de suplentes convocados
O ato parlamentar convoca suplentes de três partidos para assumirem os cargos até que haja uma nova determinação judicial:
- PRD: João de Deus Soares dos Santos, Gleydson Froes Silva e Leopoldo Sá de Sousa.
- UNIÃO BRASIL: Manoel Estrela Guedes, José Nilton Pereira, Sebastiana Vieira Moraes e Marta de Lima Moreira Matos.
- SOLIDARIEDADE: Valdemir Froes Chagas.
Veja abaixo a convocação dos suplentes em Turilândia
Prazos
Os suplentes listados devem comparecer à sede da Câmara Municipal de Turilândia, localizada na Praça Carlos Alberto Siqueira Amorim, dentro de um prazo improrrogável de 48 horas a contar da data da convocação. O documento alerta que o não comparecimento ou a falta de manifestação dentro desse período implicará na perda da vaga para o próximo suplente da lista, seguindo a ordem de classificação.
Cenário de Instabilidade Política
A mudança na Câmara ocorre em um momento em que a própria Prefeitura de Turilândia vive um período de interinidade, com interventor já nomeado para a função. Trata-se de Thiago Josino Macêdo.
Ele ficará no cargo pelo prazo de 180 dias, e fará uma auditoria no município, com a revisão de contratos e levantamento da situação fiscal e financeira de Turilândia.
Saiba Mais
- “Prioridade é manter os serviços essenciais”, aponta interventor de Turilândia
- Interventor apresenta novas diretrizes para a cidade de Turilândia
- Assembleia Legislativa aprova nome de interventor para Turilândia
- Vereadores investigados na Operação Tântalo são presos após pedido do MP
- Justiça decreta prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.